Sim, você pode viajar o mundo por 1 ano com filhos

Quem já não teve o sonho de viajar o mundo por longo prazo ou fazer uma volta ao mundo? Mas aí os filhos chegaram e esse sonho foi engavetado e esquecido numa parte inacessível do nosso cérebro.

Carol Fernandes, fundadora do Projeto ViraVolta, que fala sobre transformação pessoal através de longas viagens pelo mundo, diz que esse é mais um dos grandes paradigmas que impedem a maioria das pessoas de realizar esse sonho.

As pessoas acreditam que viajar com filhos é impossível pois seria muito perigoso, seria muito cansativo para a criança, porque a criança não se adaptaria com tantas realidades diferentes, porque a viagem não teria muita liberdade com crianças, porque seria muito perrengue, porque para viajar com filhos precisamos levar muitas tralhas, porque deixar o emprego temporariamente para viajar por um ano com os filhos seria muita irresponsabilidade…

Carol Fernandes diz que durante seus 2 anos de andanças pelo mundo viu inúmeras famílias viajando por longo prazo. E das formas mais variadas possíveis: de carro, de barco, de moto e até mesmo de bicicleta. Conversando com essas famílias e observando seus filhos, ela mesma que também acreditava nesse paradigma, começou a entender que proporcionar uma experiência como essa para os filhos era uma das oportunidades mais incríveis para os pais.

Todas essas desculpas que os pais criam para não realizar o sonho não é por causa dos filhos, mas sim por causa deles mesmos. A limitação está na cabeça dos pais e não nos filhos. É claro que viajar com filhos exige uma certa rotina e não oferece 100% de liberdade. Mas você pode fazer muito mais coisas com os filhos do que imagina, como fazer trekking na montanha, viajar de bicicleta, fazer trabalho voluntário e muito mais.

Através de todas as histórias presenciadas durante sua viagem Carol percebeu que as crianças se adaptam com facilidade, se divertem com toda nova experiência, são capazes de realizar muito mais do que os pais acreditam e o nível de exigência delas é muito menor do que o nosso. Crianças só querem passar mais tempo com os seus pais. E não, o mundo não é inseguro para viajar com crianças (alguns lugares são e isso é uma exceção e não a regra). Muito pelo contrário, famílias viajando recebem muito mais ajuda pelo caminho do que viajantes sem filhos. Crianças arrancam sorrisos e atraem a bondade.

Segundo essas famílias que puderam viajar o mundo com filhos, essa não só é uma experiência maravilhosa como também oferece muitos benefícios:

  • A família fica muito mais unida pois compartilham as histórias da aventura e eles desfrutam muito tempo juntos, o que jamais aconteceria na vida normal;
  • Os pais que educam seus filhos durante a viagem sentem uma conexão muito mais forte com as crianças.
  • As crianças ficam extremamente comunicativas e abertas para novidades;
  • As crianças têm a oportunidade de aprender sobre história e geografia in loco e a absorção do aprendizado é bem maior;
  • Viver essa experiência ajuda a reforçar importantes valores para o contexto infantil como: tolerância, respeito à diversidade, humildade, lidar com a frustração e auto-confiança;
  • Memórias inesquecíveis que todos da família levarão pro resto da vida.

Para exemplificar com casos reais, o Projeto ViraVolta selecionou quatro histórias bem diferentes de famílias que já realizaram esse sonho:

Para saber mais sobre essas histórias acesse os links abaixo e descubra também outros brasileiros realizando longas viagens com filhos:

Family on Bikes: a família americana da foto acima;
Los Zapp: a família argentina da foto acima;
Cavalo Marinho: a família brasileira que viajou de barco da foto acima;
Casei e comprei uma bicicleta : casal que viaja com uma filha pequena fazendo trabalho voluntário;
Família pelo mundo: casal que viaja com 2 filhos pequenos de carro;
O nosso quintal: casal que viaja de carro com um filho pequeno pelas Américas.

Se eles conseguiram realizar porque você não conseguiria viajar o mundo com a sua família? Nenhuma dessas famílias era milionária. Todas elas tiveram que deixar seus empregos para realizar esse sonho, mas para isso eles se planejaram e conseguiram à sua maneira colocar em prática o que queriam. Nenhum emprego é definitivo, e pessoas capacitadas sempre vão conseguir se restabelecer na volta, como eles fizeram. Mais irresponsável é chegar ao final da vida arrependido por não ter realizado os seus sonhos.

Ainda acha essa opção impossível? Então leia mais a abra a sua mente:

Conheça mais sobre o Projeto ViraVolta e fique conectado: Site, Facebook, Youtube, Twitter e Pinterest