Savannah: um parque de diversão cultural nos EUA

Você já ouviu falar de Savannah, na Geórgia? Se ainda não, feche os olhos, respire fundo e deixe a imaginação fluir. Uma cidade que exala perfume de mel, de flores, de mato. Que aflora a nossa curiosidade e instiga o imaginário. Seu centro histórico, suas casas vitorianas, suas ruas arborizadas, sua culinária impecável, é uma cidade que encanta todo turista que a visita. Pertinho da Flórida, virou modinha para quem vai a Orlando e quer esticar as férias, na estrada.

Savannah é considerada uma das 10 melhores de todo o país. Ela foi a primeira cidade planejada dos EUA (1733), e apenas algumas voltinhas por suas quadras se entende porque leva o título, segundo o jornal parisiense “Le Monde”.

A cada quatro quadras tem um parque de gramado fofo e árvores que quase alcançam as nuvens. Das 24 praças existentes a mais famosa é a Chippewa Square, aquela eternizada pelo filme “Forrest Gump”, como o local onde seu famoso e simpático personagem contava suas histórias. Um convite para relaxar e curtir a natureza no meio da cidade.

 

O lugar é dono de um charme que transborda em galhos cobertos de musgos. Casarões que nos fazem ficar horas admirando e imaginando como era viver antigamente ali. Muitos, abertos para visitação, confidenciam seus melhores segredos.

Com a fiel hospitalidade do povo do sul, conseguimos ainda ser surpreendidos com a camaradagem dos locais. Talvez esse também seja um fator determinante na escolha de fazer turismo por essa cidade, que aliás, cresce a cada ano. Com aproximadamente 140 mil habitantes, ela consegue manter um ar interiorano.

 

O cemitério de Bonaventure é um dos marcos da cidade, com obeliscos, flores e túmulos cobertos de hera. Se você curte aventura a noite não de bobeira. Garanta seu ingresso, logo que chegar na cidade, para os concorridos tours mal assombrados. Eles fazem muito sucesso e é uma atração com alta procura.

Dos sabores que não esqueceremos de lá? O sorvete da famosa Leopold’s Ice Cream é um deles. Aberta em 1919 é considerada uma das melhores do país. A imensa fila que se forma em frente a calçada tem o seu valor.

Savannah é o retrato da hospitalidade do período da guerra civil. Fecho os olhos e três palavras a definem: paz, natureza e gratidão.

Relato por Fernanda Schena