aparição de Nossa Senhora para os pastores Francisco e Jacinta e Lúcia, então com respectivamente 9, 7 e 10 anos, aconteceu no dia 13 de maio de 1917 e completa 100 anos este ano.

É possível conhecer a o Santuário de Fátima em um bate e volta saindo de Lisboa ou do Porto. Veja alguns pontos importantes para visitar.

Capela das Aparições

Créditos: Arquivo pessoal

A capela fica do lado esquerdo da grande praça onde está também a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Foi construída no local onde ficava a Cova da Iria, onde os pastores a viram Nossa Senhora pela primeira vez. Inicialmente foi feita uma capelinha simples, depois restaurada. Missas são celebradas durante todo o dia.

Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Créditos: Arquivo pessoal

Interior da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Fica na parte mais alta, onde as crianças brincavam quando viram o clarão que antecedeu a aparição. Lá estão enterrados os restos mortais dos três pastores. A basílica é enorme e do lado de fora tem uma torre alta com uma imagem de Fátima.

Basílica da Santíssima Trindade

É uma construção mais recente, feita em 2007, e fica do lado oposto da igreja principal. A ideia foi ampliar o espaço para receber os peregrinos, já que apenas uma basílica já não era mais suficiente.

Casa de Jacinta e Francisco

Créditos: Arquivo pessoal

Fachada da casa onde morava os irmãos Jacinta e Francisco

Os dois eram irmãos e a casa onde moravam está mantida em sua forma original, incluindo móveis, como as camas em que dormiam. No muro há um quadrinho com a única foto dos três pastores juntos, tirada no mesmo muro.

Casa de Lúcia

Era prima de Jacinta e Francisco. Sua casa fica bem perto da deles e também possui móveis originais no quarto, sala e cozinha. Tudo bem simples, como era a vida na época.

Por Mariana Bueno, do blog MarianaViaja