10 coisas para fazer de graça em Londres

Comparar os preços da maioria dos produtos e serviços de Londres com os de vários outros destinos pelo mundo faz a capital inglesa parecer indiscutivelmente cara. O transporte, a hospedagem e as atrações da cidade normalmente têm preços bem acima da média. Mesmo assim, é um destino que quase ninguém abre mão de conhecer e voltar várias vezes!

A boa notícia é que ainda existe muita coisa para se fazer de graça pela cidade. Só para dar um exemplo rápido, muitos dos seus museus aboliram o pagamento obrigatório da entrada. O que eles fazem para arrecadar dinheiro dos visitantes é sugerir um valor como uma doação e, quem estiver disposto a ajudar com a manutenção do espaço, deixa sua contribuição. Às vezes, eles também podem cobrar alguma taxa extra para entrar em alguma exposição temporária.

Apesar de set uma cidade considerada cara, Londres tem muita coisa para se fazer de graça
Apesar de set uma cidade considerada cara, Londres tem muita coisa para se fazer de graça

Continuando com alguns outros exemplos de coisas para fazer de graça em Londres, a cidade também tem imensos parques e áreas verdes. Dependendo do roteiro que você elaborar em sua viagem, vai ver que é possível sim gastar pouco para aproveitá-la! Veja abaixo 10 exemplos de lugares interessantes e coisas para fazer de graça em Londres.

Hyde Park

Reconhecido como um dos parques reais de Londres e bem centralmente localizado, ele é um dos maiores parques da cidade e tem uma excelente infraestrutura (com cafés, aluguel de cadeiras reclináveis e lugares para prática de esportes). Um lugar lindo para aproveitar algum tempo ao ar livre!

Troca de guardas no Palácio de Buckingham

Fachada do Palácio de Buckingham, em Londres
Fachada do Palácio de Buckingham, em Londres

Quem vai para a Inglaterra e não tem vontade de ver a famosa troca de guardas do Palácio de Buckingham? Justamente por isso costuma haver uma pequena multidão para observar essa cerimônia e pode ser um pouco difícil chegar perto para ver tudo claramente dependendo do dia. De qualquer jeito, é uma experiência imperdível para quem está em Londres pela primeira vez! Afinal, a presença de uma monarquia tão forte e com tanta tradição é uma das coisas únicas do Reino Unido.

British Museum

Um dos museus mais importantes e mais visitados de Londres, o British Museum é uma das atrações obrigatórias de Londres. Com uma riquíssima coleção permanente dedicada a História e cultura humanas, ele também impressiona pela beleza do interior do prédio.

Trafalgar Square

A Trafalgar Square é um lugar em que muita gente simplesmente senta para observar o movimento da cidade. Como ela está no caminho de muitas atrações turísticas, é um lugar que você pode aproveitar para fazer uma pequena pausa no seu itinerário por Londres.

Museu de História Natural

Hall do Museu de História Natural de Londres
Hall do Museu de História Natural de Londres

Um dos espaços mais incríveis de Londres, o Museu de História Natural tem um hall maravilhoso que você enxerga logo na entrada. A partir dali, você começa a entrar em uma infinidade de corredores e se aventurar pela evolução de várias espécies ao longo da História do nosso planeta.

Regent’s Park

Um pouco menos popular do que o Hyde Park, o Regent’s Park fica bem no centro de Westminster. Ainda assim, é um ótimo lugar para passar um tempo ao ar livre quando o verão vai chegando e as temperaturas começam a subir. Seu zoológico é uma atração famosa na cidade. Enfim, os parques continuam sempre sendo uma opção de vivenciar um pouco mais o cotidiano local e uma das melhores coisas para fazer de graça em Londres.

Kensington Gardens

Ao lado do Hyde Park, os Kensington Gardens já foram os jardins particulares do Kensington Palace. É outro parque público que vale a pena conhecer! O Kensington Palace era a residência oficial da Princesa Diana. Atualmente, o Princípe William e Kate Middleton vivem ali com os filhos.

Victoria & Albert Museum

Peças expostas no Victoria & Albert Museum
Peças expostas no Victoria & Albert Museum

Sempre com exposições temporárias interessantes, o Victoria & Albert Museum é considerado o maior museu do mundo dedicado ao design e às artes decorativas. Seu acervo permanente é também riquíssimo. Ele fica ao lado do Museu de História Natural e, ao longo do seu espaço, temos também um café, uma área interna ao ar livre e uma lojinha com uma variedade muito grande de produtos.

Museu de Londres

Para quem está particularmente interessado na história de Londres, vale muito a pena ir até o Museum of London! Ele é bem interativo e traça um panorama histórico bem interessante ao longo do seu espaço. No fim, acabamos refletindo sobre muitas coisas que já aconteceram em Londres e influenciaram o resto do mundo.

Museu da Ciência

As exposições do Museu da Ciência são únicas e costumam atrair muita atenção dos visitantes. Aliás, esse museu é um verdadeiro queridinho do público. Fica também na área próxima do Museu de História Natural e do Victoria & Albert Museum. Suas exposições temporárias são bem legais. Eventualmente, elas têm alguma taxa para entrada.

Por Mariana Martins, do blog Mari and the City