Velas de jangadas viram ‘obras de arte’ em Maceió

Maceió só vai completar 200 anos no começo de dezembro, mas as celebrações começam este mês. Neste fim de semana, uma intervenção artística realizada nas velas das jangadas da cidade inaugura as comemorações.

Através do Projeto Velas Artes, de curadoria da arquiteta Mirna Porto, 15 artistas alagoanos foram convidados para pintar as velas de embarcações tradicionais que costumam realizar passeios nas piscinas naturais.

Fotos: Divulgação/Semptur Maceió

No domingo, dia 4, a partir das 10h, as jangadas-pinturas vão ganhar as praias da capital no primeiro desfile que vai apresentar as obras dos artistas.

As intervenções homenageiam temas relacionados à paisagem e à cultural local, como o encontro do mar com as lagoas, as manifestações folclóricas, a arquitetura histórica, as rendas de filé, as bandas de pífano e os artistas consagrados como o alagoano Hermeto Pascoal. As embarcações vão navegar entre as praias da Ponta Verde e a Praia da Pajuçara. O mesmo desfile irá se repetir também no dia 5 de dezembro, aniversário da cidade.

Vela de Paulo Caldas homenageia renda de filé e as bandas de pífanos

No dia a dia, as jangadas da cidade levam os turistas até as piscinas naturais formadas por recifes de corais na praia da Pajuçara, que fica a 2 km da orla. Durante o passeio é possível avistar a paisagem urbana, tomar um drinque nas jangadas-bar e mergulhar entre peixes coloridos.

Passeios de jangada são umas das atrações em Maceió

Para quem não gosta da ideia de passear de jangada, outra opção são os trens da cidade. Também em homenagem ao aniversário da cidade, grafiteiros de renome nacional e internacional, como os irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo, os “Os Gêmeos”, pintaram os vagões de alguns trens de Maceió que fazem percursos até os bairros mais afastados da cidade. Em um dos trajetos é possível seguir até o bairro Fernão Velho com uma vista deslumbrante para as lagoas da capital.

Jangadas levam turistas às piscinas naturais que ser formam na praia de Pajuçara