Turismo literário: confira três destinos para se aventurar pelo Brasil

O turismo literário é desenvolvido em lugares relacionados às obras ou à vida de seus autores. No Brasil, essa modalidade é pouco conhecida. Porém, ela existe e já está se sofisticando. Inclusive já foram criados circuitos para alguns autores brasileiros.

Abaixo, listamos alguns autores e os lugares que inspiraram suas obras, o turismo e vice-versa.

Guimarães Rosa e o sertão mineiro

Portal em homenagem ao escritor João Guimarães Rosa na cidade de Cordisburgo, em MG
Portal em homenagem ao escritor João Guimarães Rosa na cidade de Cordisburgo, em MG

O Circuito Guimarães Rosa foi criado legalmente em 2003 e tem como objetivo apreciar e vivenciar o sertanejo. O turista entra em contato com festas tradicionais mineiras religiosas e populares, as cavalgadas, passeios de barco pelo rio São Francisco e até mesmo caminhadas literárias, onde pessoas narram trechos das obras do autor mineiro. Além disso, museus e capelas fazem parte dos atrativos. As cidades de Araçaí, Buritizeiro, Cordisburgo (onde nasceu o autor), Corinto, Curvelo, Inimutaba, Morro da Graça, Pirapora e Presidente Juscelino fazem parte do circuito.

É um circuito muito especial, pois é uma oportunidade das pessoas terem um pouco do contato com as condições climáticas que são tão presentes no retrato do sertão. Mas é preciso ter muita disposição, principalmente quem não está acostumado com sol intenso e temperaturas altas. Por isso, é uma ótima pedida viajar com um bom seguro de viagem.

Jorge Amado e as cidades baianas

Mangue Seco, povoado no litoral norte da Bahia
Mangue Seco, povoado no litoral norte da Bahia

Em 2012, comemorando o centenário de Jorge Amado, foi criado um roteiro pelas cidades de Ilhéus, Salvador e Mangue Seco para homenagear o escritor. Na primeira cidade, esculturas do escritor, a casa onde ele morou na infância e um museu são os principais atrativos turísticos. Já em Salvador, a casa em que ele viveu com sua segunda esposa, abrem as portas para recepcionar os turistas com ingressos a partir de R$ 10. Além de todo o mobiliário, as pessoas têm acesso a documentos e cartas escritas pelo próprio autor. Mas foi na cidade litorânea de Mangue Seco, onde foi gravada a telenovela “Tieta do Agreste” baseada na obra de Tieta.

Drummond, Bandeira, Machado e Barreto no Rio de Janeiro

Estátua de Drummond em Copacabana
Estátua de Drummond em Copacabana

As estátuas de Carlos Drummond de Andrade na orla de Copacabana, Manuel Bandeira em frente à Academia Brasileira de Letras e Machado de Assis em seu interior, sentado na cadeira n°23 e Lima Barreto, no bairro boêmio da Lapa são os principais escritores que compõe o roteiro denominado: Caminho das estátuas literárias. Esses grandes autores possuem um grande relacionamento com o Rio de Janeiro, pois a cidade maravilhosa foi palco de algumas de suas obras e de acontecimentos em suas vidas privadas.

Estátua de Drummond em Copacabana. Créditos da Imagem: Nilson Soares on Flickr