Timbó (SC) é destino perfeito para quem ama andar de bike

Com nome tão breve quanto sonoro, Timbó, em Santa Catarina, primeira cidade brasileira a criar uma cicloviagem pela região, conduz a saborosos lugares embalados por música, gastronomia e tradições

O trajeto acompanha rios, extensos arrozais, sempre em estradas tranquilas

Distante 30 km de Blumenau, Timbó apresenta um roteiro especial, planejado para ser percorrido de bicicleta. O trajeto acompanha rios, extensos arrozais, priorizando estradas tranquilas, trilhas prazerosas em meio a bosques, campos verdes pontilhados por araucárias, cruzando antigas pontes cobertas, ladeando jardins floridos ou estradinhas vicinais.

Viagem pode durar apenas um final de semana, sete dias ou mais

Dependendo do condicionamento físico, tempo ou interesses de cada ciclista para conhecer os atrativos, pode-se ou ajudar na colheita das uvas, fazer rafting nas corredeiras dos rios, comprar chocolates ou as renomadas malhas de puro algodão. A jornada poderá ter a duração desde apenas um final de semana até sete dias, ou mais.

Timbó foi colonizada por açorianos, alemães, italianos, poloneses e húngaros

O essencial da viagem é a sensação de liberdade que a “magrela” proporciona: sentir o frescor do vento no rosto; distinguir os aromas que se espalham pelo ar; fazer uma parada para trocar ideias com esses brasileiros que falam português com sotaques curiosos, mesmo já estando na segunda ou terceira geração de imigrantes, e que guardam com orgulho os costumes de seus antepassados.

Um dos botecos que ficam durante o trajeto

No trajeto há botecos que servem cerveja artesanal, servida com fatias de pão preto caseiro e camadas de kochkaese, queijo branco envelhecido por três dias, cozido e temperado com kummell, uma erva aromática; e por fim pedacinhos de uma linguiça defumada que faria sucumbir o vegetariano mais xiita.

Timbó e mais dezessete cidades vizinhas fazem parte da região denominada Vale Europeu

Timbó e mais dezessete cidades vizinhas fazem parte da região denominada Vale Europeu. Colonizada por açorianos, alemães, italianos, poloneses e húngaros que chegaram por volta de 1861, na época que o Brasil era para eles a ‘geografia da esperança’. Na nova terra plantaram milho para a polenta, uvas para o vinho, algodão para suas roupas e flores para embelezar as cidades. Mostraram um jeito novo de construir casas –o enxaimel–, um sistema de encaixe de madeira escura com tijolos aparentes, e o saudável costume de utilizar bicicletas quer para ir ao trabalho, à escola, fazer compras ou passear. Daí para organizar uma cicloviagem foi um pulo.

Onde ficar

Hotel Timbó Park www.timbopark.com.br

Pousada Campo do Zinco, em Benedito Novo. www.campodozinco.com.br

Onde comer

Restaurante Thapyoca, Timbó, Av. Getúlio Vargas 201

Aluguel de bicicletas

Em Rodeio, Falta de bike não é desculpa para não ir, alugue uma na Bicicletaria Feltrin Rod. SC 416, km 5 n° 7017

Quem Organiza os passeios: www.circuitovaleeuropeu.com.br

Dicas

Consulte o site www.cimvi.sc.gov.br se quiser organizar o passeio coincidindo com as festas da região.

Em parceria com Viramundo e Mundovirado

Site de viagens e descobertas. Sugestões para despertar a mudança que o viajante, mesmo sem o saber, deseja. Viajar muda também seu interior, daí “viajar para se descobrir”

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Viramundo e Mundovirado

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.