Quatro motivos para visitar São Luís, a capital do Maranhão

Fundada em 1612, a cidade de São Luís, capital do Maranhão, completou 404 anos na última quinta-feira, dia 8 de setembro.  Ao longo de sua história, a cidade viveu diversas disputas, sendo fundada por franceses (a única no Brasil), invadida por holandeses e colonizada por Portugal.

São Luís é uma das três capitais brasileiras que se encontram em ilhas, por isso também é conhecida como Ilha do Amor. Mas por que esse apelido?

Azulejos portugueses na fachada dos casarões do Centro Histórico de São Luís
Azulejos portugueses na fachada dos casarões do Centro Histórico de São Luís

No mês de aniversário da capital maranhense, o Viagem Livre e o Submarino Viagens listam quatro motivos para visitar São Luís e também ser mais um apaixonado pelo destino. Confira!

Arquitetura

Única cidade brasileira colonizada por franceses, São Luís também tem influência holandesa e portuguesa
Única cidade brasileira colonizada por franceses, São Luís também tem influência holandesa e portuguesa

Um ponto fortíssimo e reconhecido em São Luís é, sem dúvidas, sua beleza arquitetônica, grande herança deixada pelos colonizadores portugueses. As principais construções que formam o Centro Histórico local são os casarões. Grande parte deles possui fachada ou todo o exterior coberto por azulejos portugueses, que trazem maior encanto às obras. Não é para menos que a cidade tenha recebido o título de Patrimônio Histórico e da Humanidade.

Turismo e cultura

Um dos pontos mais comentados é a Lagoa Jansen, onde fica um parque ecológico que proporciona aos visitantes um dia de diversão. Lá também fica o Mirante da Lagoa, que permite uma vista panorâmica da região. Além do Centro Histórico repleto de casarões do período colonial, praças e ruas antigas, há festas tradicionais, como a de São João. São Luís é uma cidade extremamente diversificada culturalmente!

A festa do Bumba-meu-boi é uma tradição que se mantém desde o século 18
A festa do Bumba-meu-boi é uma tradição que se mantém desde o século 18

O ritmo mais típico local é o Bumba-Meu-Boi, que envolve músicas, danças e figuras folclóricas. Por lá o principal ritmo musical é o reggae, que toca em qualquer lugar que você for. Isso leva a capital maranhense a ser considerada a Jamaica Brasileira, inclusive!

Praias

Por ser uma ilha, a cidade de São Luís possui uma orla de 32 km! Infelizmente a maioria das praias locais são impróprias para o banho, mas ainda assim é possível desfrutar de uma bela paisagem e do sol nordestino.  As praias também são ótimos lugares para a prática de esportes radicais, como surf, kitesurf, vela e outros esportes náuticos.

As principais são Calhau, Olho d’Água, Araçagi, São Marcos e Ponta da Areia. A primeira é a melhor para banhistas e possui um grande calçadão, com parquinhos para as crianças e quiosques padronizados que possuem música ao vivo para agitar a vida noturna. Já a Praia de São Marcos possui uma paisagem com dunas cobertas de vegetação e ruínas do antigo Forte São Marcos.

Gastronomia

Frutos do mar e farinha predominam a gastronomia maranhense, principalmente porque ela possui influências indígenas, portuguesas e africanas. O principal prato é o arroz-de-cuxá, que possui entre seus ingredientes arroz, camarão e farinha de mandioca, e é de encantar qualquer paladar, ainda mais para apreciadores dos ingredientes.

Os caranguejos, peixes, camarões são disputados em restaurantes e bares à beira-mar
Os caranguejos, peixes, camarões são disputados em restaurantes e bares à beira-mar

Nem precisamos dizer que a capital do Maranhão tem belezas que cativam a todos os tipos de turistas, sejam elas naturais ou históricas. Aliás, é importante ressaltar que se você procura por passagens aéreas para São Luís, a cidade possui um aeroporto internacional!

Então por que não começar a organizar já sua próxima viagem para São Luís?