Florianópolis é a cidade mais nerd do Brasil, segundo ranking divulgado pelo site Amazon.com.br, que todos os anos divulga a lista para celebrar o Dia do Orgulho Nerd, comemorado no mundo inteiro sempre no dia 25 de maio.

Niterói (RJ), São Caetano do Sul (SP), Santos (SP) e Porto Alegre (RS) completam os cinco primeiros lugares.

O levantamento é feito a partir dos dados de vendas de livros em cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes, considerando a base per capita.

Créditos: daniel_wiedemann/iStock

Ponte Hercílio Luz, um dos cartões-postais de Floripa; capital catarinense é a mais nerd do país

De acordo com a Amazon, são contempladas as vendas de livros, graphic novels e HQs mais associados à cultura nerd em formatos impresso ou digital, assim como empréstimos de títulos do programa de assinatura Kindle Unlimited, feitos entre os meses de abril de 2016 e 2017.

Curiosidades

A capital catarinense é líder nas vendas das obras do autor britânico Neil Gaiman, como “Sandman”, “Coraline” e “Deuses Americanos”.

Já São Caetano do Sul é a cidade que mais comprou obras de J.R.R. Tolkien, autor da triologia “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”.

Outro dado curioso é em relação à Paragominas (Pará). A cidade com pouco mais de 100 mil é a maior consumidora de livros sobre o jogo Minecraft.

Confira abaixo a relação completa das 10 cidades mais nerds do Brasil.

  1. Florianópolis (SC)
  2. Niterói (RJ)
  3. São Caetano do Sul (SP)
  4. Santos (SP)
  5. Porto Alegre (RS)
  6. São Carlos (SP)
  7. Curitiba (PR)
  8. São Paulo (SP)
  9. Campinas (SP)
  10. Vitória (ES)