6 destinos no Sudeste brasileiro para fugir do calorão

Em tempos de temperaturas extremas, até o bordão “Ah, o verão…” anda cansado do calor. Na estação mais quente do ano, cariocas, paulistanos e moradores de outras cidades do Sudeste andam sofrendo com o clima.

No Rio, por exemplo, os termômetros já passaram de 40°C vários dias seguidos desde dezembro e a previsão é continuar assim. Ribeirão Preto, que inclusive já ganhou o título de cidade mais quente do Estado de São Paulo, também pega fogo na estação, com temperaturas médias de 30ºC entre dezembro e março.

A boa notícia é que, com a chegada de alguns feriados municipais, os moradores dessas cidades poder fugir um pouco do calorão.

Na próxima sexta-feira, dia 20 de janeiro, é feriado tanto no Rio de Janeiro quanto em Ribeirão Preto, por conta dos aniversários de seus padroeiros. Já no dia 25 (quarta-feira) é a vez dos paulistanos descansarem, devido ao aniversário de 463 anos de São Paulo.

Pensando nisso, a BlaBlaCar, plataforma de caronas do mundo, preparou uma lista com seis destinos com temperaturas mais amenas para curtir as datas.

Petrópolis (RJ)

Durante a estação, a temperatura costuma atingir os 28°C
Durante a estação, a temperatura costuma atingir os 28°C

Petrópolis –ou cidade Imperial, como também é conhecida– é um local bastante procurado por turistas pela temperatura amena durante boa parte do ano e por suas paisagens, que unem as montanhas do parque Nacional da Serra dos Órgãos com a Mata Atlântica.

Durante a estação, a temperatura costuma atingir os 28°C, mas o vento da região serrana diminui a sensação térmica e permite que se aproveite o verão sem ter que se preocupar com o termômetro. Além do clima, a região se destaca pela fabricação de cerveja, vinhos e chocolate, o que torna o passeio ainda mais atraente.

Visconde de Mauá (Resende – RJ)

Para facilitar a localização, a região foi dividida em três vilas: a Vila de Visconde de Mauá, a Vila de Maringá e a Vila de Maromba
Para facilitar a localização, a região foi dividida em três vilas: a Vila de Visconde de Mauá, a Vila de Maringá e a Vila de Maromba

Visconde de Mauá é um distrito do município de Resende que fica a 1.300 metros de altitude. Por esse motivo, até mesmo no verão, os termômetros não passam a casa dos 20°C. A principal atividade econômica da região é o turismo, o que garante movimento e bons serviços o ano todo. São mais de 100 opções de hospedagem e dezenas de restaurantes, de diferentes tipos de  gastronomia, tornando o passeio ainda mais agradável.

Nova Friburgo (RJ)

A temperatura média durante o ano é de 18 °C
A temperatura média durante o ano é de 18 °C

Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro, foi colonizada por suíços no século 19. A cidade tem um clima tropical, com invernos frescos e secos e verões agradáveis e úmidos. A temperatura média durante o ano é de 18 °C. Pode ser uma ótima opção no verão para quem quiser se aventurar nas trilhas, cachoeiras e rios. O teleférico de Nova Friburgo é um dos maiores do país com 1.500 metros de extensão, dá uma visão panorâmica do alto do Morro da Cruz, vale a pena conferir.

Campos do Jordão (SP)

 
 

Um dos destinos de inverno mais badalados para os paulistanos, Campos pode ser um bom refúgio também no verão. Mesmo nessa época, durante as noites o termômetro costuma marcar 16 graus. Para quem gosta de sossego, é uma ótima pedida, pois não tem aquele movimento intenso das férias de julho. Localizada na Serra da Mantiqueira, tem todo um charme de cidade de serra,  com restaurantes, casas de chocolate e choperias artesanais.

Holambra (SP)

 
 

Também conhecida como a cidade das flores, Holambra teve forte influência da colonização holandesa. O clima é ameno, mas no verão as temperaturas sobem um pouco mais. A cidade é considerada oficialmente uma estância turística e facilmente é possível encontrar passeios pelas fazendas de flores e plantas. Para um feriado curto ou até mesmo um bate-volta de São Paulo, a cidade tem outros passeios interessantes, como a produção de cachaça artesanal e o museu histórico dos imigrantes.

Monte Verde (Camanducaia – MG)

O verde e o charme europeu encantam quem chega na pequena Monte Verde
O verde e o charme europeu encantam quem chega na pequena Monte Verde

Embora esteja localizada no Estado de Minas Gerais, Monte Verde fica a apenas 166 km de São Paulo, com acesso pela rodovia Fernão Dias (BR-381). No inverno, o distrito de Camanducaia costuma atrair casais que procuram programas mais românticos. Agora no verão, é uma boa opção para os paulistanos que procuram temperaturas mais amenas sem precisar viajar para muito longe.

Localizada na Serra da Mantiqueira, a aproximadamente 1.555 metros de altitude, é uma garantia de dias frescos. Para um feriado, é um destino maravilhoso, com diversas opções de hospedagem, restaurantes e passeios para curtir a paisagem.