Conheça os 10 melhores hostels do Rio de Janeiro

Na hora de escolher um hostel, saber o que os hóspedes que já ficaram por lá acharam sempre ajuda a escapar de furadas. O Rio de Janeiro é uma das cidades brasileiras com mais albergues e atrai gente do mundo inteiro com seus eventos e sua beleza.

Para ajudar quem quer passar uns dias na Cidade Maravilhosa sem gastar muito, confira abaixo uma lista dos melhores hostels do Rio segundo os usuários do site Trivago.

O ranking é feito de acordo com o 

trivago Rating Index, índice que considera as avaliações que os hóspedes deixaram sobre um determinado hotel em diferentes sites, excluindo as diferenças de preços e disponibilidade dos hotéis.

O resultado é uma pontuação que vai de 0 a 100 e é atualizada diariamente. Para receber uma “nota”, os estabelecimentos precisam ter, pelo menos, 20 avaliações.

1 – Discovery (94,51)

Onde fica? O Discovery fica no bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro. Perto deste alojamento existem várias atrações turísticas como a Lapa, o Parque do Flamengo, baía de Guanabara, Pão de Açúcar, praias de Copacabana e Ipanema.

Quartos: o hostel possui três dormitórios e quartos privativos. Os banheiros são compartilhados por todos os hóspedes e são equipados com secador de cabelo.

Instalações: computadores, cobertores, armários espaçosos, iluminação em cada cama e ar-condicionado são parte do mobiliário de todos os quartos.

 Alimentação: O café da manhã está incluído na diária e a cozinha do hostel é completamente equipada e pode ser usada pelos hóspedes. Além disso, há um bar no local.

 Fatos importantes: O albergue fica em uma construção que remonta ao séc. 19 e foi casa de férias de uma baronesa do Rio Negro.

2 – Santa Terê Hostel (90,82)

Onde fica? O Santa Terê fica entre a Gloria e Santa Teresa no Rio de Janeiro.

Quartos: As acomodações dispõem de banheiro privativo ou compartilhado e as toalhas e roupas de cama são fornecidas.

Instalações: Sala de TV, sinuca, computadores, piscina, sauna, área externa grande, linda vista da Baía de Guanabara.

Alimentação: O Santa Terê possui cozinha comunitária e um bar onde se pode socializar à noite.

Fatos importantes: Há a possibilidade de fazer tour para praias, trilhas, pub crawl na Lapa e visitas a comunidades do Rio de Janeiro, tudo organizado pelo hostel.

3 – Injoy (89)

Onde fica? Localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro, mais propriamente no bairro de Botafogo, o Injoy é um design hostel em que conforto e requinte andam juntos com o conceito informal.

Quartos: Hostel conta com quartos privativos básicos para quem procura uma estadia mais econômica e quartos privativos superiores para aqueles que desejam um pouco mais de comodidade.

Instalações: Todos os quartos estão equipados com fechaduras eletrônicas, cofre, ar condicionado, televisão e luzes de leitura. O Injoy disponibiliza também serviço de recepção 24 horas, tours a pontos turísticos, limpeza diária e armários individuais. A área comum possui TV, livros e revistas.

Alimentação: O café da manhã está incluído na diária. Bebidas e snacks estão à venda no hostel.

Fatos importantesSituado numa rua privilegiada com segurança 24 horas, junto aos principais pontos de transporte, comércio, restaurantes e diversão noturna.

4 – Vidigalhouse (87,74)

Onde fica? Situado na Comunidade do Vidigal, o albergue fica bem próximo aos pontos turísticos e hotspots da cidade. Chegar ao Vidigal é fácil e seguro a qualquer hora do dia.

Quartos: O hostel possui capacidade total para 16 pessoas e são sete quartos disponíveis para locação.

 Instalações: O hostel tem uma vista privilegiada do Rio de Janeiro e tem um terraço onde se pode fazer churrascos. O espaço também pode ser aproveitado para banhos de sol com direito a chuveirada para se refrescar, tomar café da manhã ou ver o pôr-do-sol. Wi-fi está disponível em todo o hostel.

Alimentação: O café da manhã é incluído na diária. Na cozinha compartilhada, há todos os utensílios necessários para cozinhar e ainda trocar experiências com outros hóspedes devido a sua localização próxima à sala de estar/TV.

Fatos importantes: O staff do albergue é formado apenas por membros da família Botelho/Silva e são conhecidos por sua simpática simplicidade.

5 – Babilonia Rio (87,68)

Onde fica? O Babilonia Rio fica no bairro do Leme, próximo a badalada Praia de Copacabana a menos de 10 minutos da praia.

Quartos:  O Babilonia Rio Hostel possui cinco quartos privados para casais, famílias e grupos além de dois dormitórios compartilhados. Todos os quartos possuem ar condicionado, ventilador de teto e locker.

Instalações: Além de uma cozinha moderna e totalmente equipada para uso livre dos hóspedes, lavanderia com custos adicionais e internet wi-fi gratuita por todo o hostel. Na área externa do hostel há churrasqueira, chuveirão, uma parede de escalada, mesa de sinuca e mesa de ping pong.

Alimentação: Servido diariamente em seu terraço principal, o café da manhã é um típico café da manhã carioca com direito a vista para o mar.

Fatos importantes: O hostel adota medidas sustentáveis como uso de energia solar, descargas de duplo fluxo, telhado verde e coleta e reuso da água da chuva. Para tornar a estadia mais especial, o albergue oferece gratuitamente uma visita a Trilha do Telégrafo. A trilha considerada fácil e é famosa por sua incrível vista panorâmica.

6 – Gaia Comfort Hostel (87,63)

Onde fica? O Gaia Hostel fica em um casarão histórico, preservado, e totalmente reformado. Localizado no bairro de Botafogo, a apenas duas quadras da estação do metrô, e com fácil acesso aos principais pontos turísticos da cidade e agitos noturnos.

Quartos: Quartos compartilhados com luz e tomada individuais, lockers, ar condicionado split e banheiros compartilhados (estilo vestiário) divididos em masculino e feminino. Há três suítes privativas com ar-condicionado, TV e closet. O Gaia é um “Comfort Hostel”, com instalações amplas e arejadas.

Instalações: Há uma área comum com TV, DVD, som, Netflix e jogos de tabuleiro. Há wi-fi em todas as áreas e um computador à disposição, além de recepção 24 horas.

Alimentação: O hostel serve café da manhã para os hóspedes e tem cozinha totalmente equipada.

Fatos importantes: Acessibilidade. Todo o andar térreo do hostel é acessível. O hóspede cadeirante pode circular por toda a área térrea do hostel, incluindo cozinha e área externa. Também conta com banheiro totalmente adaptado.

7 – Alma de Santa (87,32)

Onde fica? A casa está localizada entre a estação de metrô da Glória (Glória) e o Largo dos Guimarães (Santa Teresa), em uma rua tranquila.

Quartos: Todos os quartos do hostel possuem nomes de personalidades importantes da cidade do Rio de Janeiro como Carmen Miranda e Selerón. No total são oito quartos, sendo dois compartilhados  (8 e 10 camas) e seis de casal.

Instalações: O Alma de Santa possui recepção 24hs, câmeras de segurança e fechadura por impressão digital.  Nos quartos compartilhados, os hóspedes têm lockers com cadeados à disposição. Alguns quartos possuem ar-condicionado. Todas as áreas do albergue possuem wi-fi gratuito, inclusive no jardim e no lounge.

Alimentação: O hostel tem cozinha equipada para uso dos hóspedes e também um bar que serve snacks e drinques.

Fatos importantes: Pensando no meio ambiente, o hostel adotou sistema de aquecimento solar para os chuveiros e torneiras e separa o lixo produzido para a coleta seletiva.

8 – Café Rio (87,3)

Onde fica? No bairro de Laranjeiras, perto da subida para o Cristo Redentor, fica o hostel Café Rio com uma atmosfera tranquila de casarão antigo.

Quartos: Seis quartos: duas suítes privadas e quatro dormitórios coletivos.

Instalações: Possui sala com sofá e TV, ar-condicionado em todos os quartos.

Alimentação: O hostel oferece café da manhã em um buffet com uma variedade de frutas frescas, pães e frios. O hostel também possui cozinha equipada para que os hóspedes possam preparar refeições.

Fatos importantes: A região onde fica o hostel é uma ótima escolha para quem curte natureza, ir a praias de areia e paisagens.

9 – 021 (87,17)

Onde fica? O 021 (que é o prefixo telefônico do Rio, para quem não sabe) fica em um casarão em Botafogo.

Quartos: O 021 oferece cinco quartos e acomoda 35 pessoas. Todos os dormitórios e quartos privativos possuem ar-condicionado e todas as camas possuem um spot de luz individual, tomada e apoio para celular ou livro.

Instalações: Na área comum, há uma mesa de pebolim. O wi-fi é rápido e funciona em todas as áreas do hostel, inclusive em cada cama de cada um dos quartos. O hostel tem uma geladeira para venda de refrigerante e cerveja 24 horas.

Alimentação: Aqui não precisa acordar cedo para tomar café da manhã: a refeição é servida até as 11hs. O hostel também vende comidas rápidas como o hambúrguer da casa ou fatias de empadão.

Fatos importantesNa recepção é possível agendar tours e transfers e alugar cadeados, adaptadores e bicicletas.

10 – Terra Brasilis (86,81)

Onde fica? O Terra Brasilis fica em um restaurado casarão do século XIX, localizado no bairro de Santa Teresa.

Quartos: Há opção de quartos coletivos e privativos com banheiros compartilhados ou suítes. Todos os quartos coletivos possuem lockers individuais. Lockers para documentos e pequenos objetos também podem ser alugados na recepção.  Todos os quartos têm ventiladores de teto.

Instalações: O hostel tem três enormes áreas de convívio social. Como dá para ver ao lado, o Terra Brasilis tem uma varanda ótima para relaxar. No lounge rola música brasileira e bastante conversa. O hostel também tem um jardim com espaço para relaxar e uma ducha para o verão. O wi-fi é gratuito.

Alimentação: Há uma mini cozinha para os hóspedes. O café da manhã está incluso na diária e oferece bastante variedade com suco de laranja natural, vitaminas, frutas frescas, pães, geleia, manteiga, queijo, presunto, ovos, café, leite e chás. No bar dá para comer pizzas feitas no forno artesanal acompanhadas de cerveja, caipirinha ou outras bebidas.

Fatos importantes: O hostel tem uma horta orgânica de onde saem todos os ingredientes das pizzas artesanais servidas.