A culinária italiana muito além da massa

A cozinha da Itália é muito conhecida em todo o mundo por suas massas e molhos, principalmente pizzas e macarronadas. Porém a culinária italiana vai muito além disso, até porque os pratos básicos locais são arroz e polentas.

Os italianos não têm o costume de misturar alimentos, então as refeições são divididas em pratos: antipasto (aperitivo para abrir o apetite), primo piatto (primeiro prato, sempre rico em carboidrato, ou seja, massa), secondo piatto (segundo prato, mais rico em proteínas, são os acompanhamentos, normalmente ovos, carnes ou peixes com verduras e legumes) e dessert (a famosa sobremesa).

O país tem a fama pelos seus visitantes de ser referência para se comer –muito– bem, por isso o Submarino Viagens listou comidinhas que mostram a culinária italiana além das massas e prova que tem muito mais delícias para se provar do país! Dá uma conferida.

Risoto

Já muito conhecido por aqui, o risoto aconteceu por acidente. O prato tradicional surgiu por acidente em no casamento da filha de Valério de Viantra (criador dos vitrais da Catedral de Milão). Viantra, em um momento de ciúme da filha, derrubou sem querer açafrão na panela aonde seria feito o risoto. Ao final todos os convidados elogiaram o prato.

A iguaria é feita com alguns tipos diferentes de arroz, sendo eles o arbório (grãos maiores), carnaroli (possui mais amido) e vialone nano (grãos menores).

Carpaccio

Formado por finas lâminas de carne crua acompanhadas por um delicioso molho, o carpaccio surgiu na Itália no dia em que Condessa Amália Nani Mocenigo chegou ao restaurante de Giuseppe Cipriani, o Harry’s Bar em Veneza, e pediu um prato leve que não fosse assado ou cozido, pois havia sido orientada por um médico. Giuseppe então criou o carpaccio, originalmente feito com carne bovina, e deu esse nome devido ao tom avermelhado da criação, que lembrava os quadros de Vittore Carpaccio.

Gelato

Os gelatos são produzidos artesanalmente, não possuem conservantes, corantes ou aromatizantes e são compostos por menos ar do que o sorvete comum. Como tudo na cozinha italiana, as frutas devem ser frescas e da estação, de preferência. A sobremesa gelada é muito mais cremosa e possui de 50 a 60% menos gordura que o sorvete e menos açúcar. Ou seja, os gelatos procuram agradar a todos da melhor forma, atendendo a todos os gostos.

Tiramisù

O doce italiano mais famoso, Tiramisù, é um pavê composto de vinho marsala, biscoito champanhe molhado no café, cacau em pó e/ou chocolate em barra derretido, e principalmente pelo creme do queijo Mascarpone. Todos os ingredientes são dispostos em camadas. Ao contrário do gelato, possui entre 60 e 75% de gordura. Mas isso é totalmente compensado no sabor e cremosidade.

Esses são apenas alguns exemplos de delícias que provam que a culinária italiana vai muito além da massa! Aproveite então para conhecer a Itália, esse país que é um verdadeiro convite para comer muito, com o Submarino Viagens!