Os intocados fiordes noruegueses

A Noruega tem a maior concentração de fiordes do planeta, fazendo com que a região seja comumente chamada de Fjord Norway.

Os fiordes noruegueses,  um dos destinos mais intocados do mundo, foram escavados durante sucessivas eras glaciais, pelo gelo, rochas e pedras.

Vista do fiorde de Sognefjord, o mais profundo e longo da Noruega; país tem a maior concentração de fiordes do mundo

Essas obras de arte formadas exclusivamente pela natureza surgiram com o recuo das geleiras e a consequente inundação da água do mar nos vales. O resultado é uma paisagem deslumbrante e gigantesca, que precisa ser conferida com os próprios olhos.

O clima é sempre ameno, que resulta da corrente do golfo e correntes de ar, e permanece praticamente sem a presença de neve. As águas salgadas abrigam uma animada vida marinha, como focas e golfinhos, enquanto as águias e outras aves voam no céu.

O fiorde Geirangerfjord é um dos Patrimônios Mundiais da Unesco

As margens costumam ter uma flora exuberante e um solo bastante fértil, alguns já foram cultivados e outros estão repletos de árvores que desabrocham suas flores na primavera, proporcionando uma beleza aos olhos surreal.

Os fiordes são em sua maioria bem profundos. O Sognefjord, por exemplo, tem mais de 1300 metros de profundidade. E é justamente essa característica que permite a navegação de navios de grande porte.

A Noruega tam a maior concentração de fiordes do planeta

Dois deles, inclusive, são classificados como Patrimônios Mundiais da Unesco, o Geirangerfjord, conhecido por suas magníficas cachoeiras, e o Nærøyfjord, cujas montanhas alcançam até 1800 metros acima de suas águas tranquilas.

Velejar nos fiordes é uma experiência que poucos lugares oferecem. O barco é possível contemplar um cenário magestoso, enquanto você vai sentindo a atmosfera local, observando os íngremes penhascos que despontam em cada lado, e ainda avista belas cachoeiras caindo pelas rochas e pequenas aldeias pelo caminho.