Dicas para uma viagem perfeita a Veneza

Veneza é uma das cidades mais sonhadas da Itália, principalmente por casais. Considerada uma das mais românticas do mundo, as ruas da cidade fazem com que os turistas se sintam em um filme antigo ou em um quadro. Ela é cortada por 177 canais que formam 118 ilhas, o que fez necessária a criação das suas mais de 400 pontes para interligar as ilhas e deixou suas ruas mais estreitas. Aliás, é por isso que carros não circulam por lá, apenas barcos e pedestres.

Os famosos canais de Veneza, na Itália

Por ser quase um labirinto, Veneza esconde muitos segredos, principalmente para viajantes que a visitam pela primeira vez. Pensando nisso, a CVC Viagens separou algumas dicas válidas para você explorar de maneira muito mais proveitosa a sua estadia por lá! Confira.

Hospedagem

Em primeiro lugar, esqueça Mestre, a parte da cidade que se encontra no continente. Se quiser desfrutar de uma verdadeira experiência italiana na região nada melhor do que procurar por hotéis em Veneza mesmo. Sabemos que a hospedagem na região continental é mais confortável e menos cara, mas é possível encontrar bons e aconchegantes com uma linda vista digna de uma obra de arte!

Quando ir?

A primavera é a época ideal para conhecer Veneza, o sol não está tão forte e o movimento ainda não intenso de turistas

A cidade de Veneza fica ainda mais linda durante o verão, porém isso a deixa muito mais lotada, o que torna difícil a locomoção, já que suas ruas são bem estreitinhas. Os barcos ficam mais cheios também, impossibilitando que você desfrute verdadeiramente a viagem e “turistar” com tranquilidade.

Isso não significa que você deve ir no inverno necessariamente. A primavera é uma ótima estação, o sol não está tão forte e o movimento ainda não intensificou.

Permanência

Cheia de mistérios, a cidade pede que você fique por pelo menos três dias, é o tempo mínimo para que você se acostume com as ruelas estreitas e todas muito parecidas, que tornam o local quase um labirinto. A sensação de acertar um caminho em Veneza é indescritível, e todo mundo merece senti-la.

Acqua alta

Piazza San Marco, um dos cartões-postais de Veneza

A acqua alta, como é conhecida a maré alta veneziana, acontece principalmente durante o outono/inverno. Por ser formada por ilhas, é comum que isso aconteça: a maré sobe, ocorrem alagamentos de cerca de 90 cm nas áreas mais baixas e que duram cerca de duas horas, e os hotéis de Veneza sempre avisam seus hóspedes quando isso está para acontecer, para que possam se prevenir saindo com sapatos impermeáveis, como por exemplo galochas.

Veneza irá sumir do mapa?

A cidade está na lista de lugares que sofrem ameaça de serem engolidos pelo mar em até 100 anos. Devido ao aquecimento global, o nível do mar tem subido cada vez mais. Só no último século o mar subiu 30 centímetros em Veneza. A acqua alta, inclusive, é uma demonstração de que a ameaça é mais real do que se pensa. Ou seja, mais um motivo para você conhecer o destino o quanto antes, não é mesmo?

Passeio de gôndola


Sim, é imprescindível. Sério. É um pouco mais caro que as demais atrações locais, porém vale cada centavo. O passeio é inesquecível, totalmente romântico e passa por cenários encantadores. Que tal considera-lo para um pedido de casamento, por exemplo, ou renovação de votos? Garantimos que será incrível!

Vida noturna

Os botecos venezianos, ou bacaris, são bem animados, além das cantinas e trattorias. Independente do que preferir para curtir sua noite, é essencial que você prove os vinhos e drinques italianos, como o famoso spritz. Os pratos da gastronomia local também não podem ser esquecidos!

Bom, dicas é o que não falta para uma viagem realmente proveitosa na cidade italiana! São diversas opções de coisas a se fazer por lá. Apesar de não termos citado as principais atrações turísticas locais, não podem faltar no roteiro a Praça, a Basílica e o Campanário de São Marcos, a Ponte de Rialto e o Palácio Ducal, por exemplo.

Comece a planejar já sua viagem para Veneza, será apaixonante!