Conheça as principais etnias indígenas do Peru

Viajar para o Peru é uma experiência inesquecível. O país oferece atrações turísticas variadas, que vão da gastronomia aos belíssimos sítios arqueológicos. Muitos dos povos que construíram lugares como Machu Picchu, continuam ainda hoje mantendo os seus costumes ancestrais.

Viajar ao país também é conhecer e vivenciar essas tradições milenares. Podemos dividir as etnias peruanas em três grupos principais. São eles:

Grupos de origem quéchua

Eles são os descentes diretos do Império Inca. Concentrados principalmente na região de Cusco, eles formam o maior grupo indígena do Peru, com mais de três milhões de pessoas. Além da antiga capital do Império Inca, há um número relevante de quéchuas vivendo na periferia de Lima, como também em outras zonas andinas. Eles podem ser identificados pelo idioma e pelas roupas andinas, que também servem para as comunidades de origem quéchua se diferenciarem entre si.

wp-image-784380
Mulheres da etnia aimará[/img]

Uma característica muito bacana dos aimarás é que eles são muito abertos aos turistas e oferecem aos visitantes a possibilidade de fazer turismo vivencial. Isso significa que você pode se hospedar alguns dias na casa de uma família aimará e dessa forma, podo conhecer como é dia-a-dia dos moradores da região.

Grupos Amazônicos

Esse grupo é o mais diversificado, pois existem muitas sociedades com características bem diferentes vivendo na Floresta Amazônica peruana.  Apesar de compartilharem muitos hábitos, eles se diferenciam por muitas razões. A principal delas é a língua, pois na região existem 12 famílias linguísticas, com mais de 42 idiomas.

Um dos grupos mais conhecidos são os Boras. Eles são um grupo pequeno, mas muito famoso devido ao fato de viverem próximos a maior cidade da Amazônia Peruana: Iquitos. Eles vivem nas margens do rio Momón e costumam receber uma grande quantidade de turistas. Eles cobram uma entrada, de mais ou menos 60 soles e em troca apresentam os seus costumes e tradições, além de fazerem um show de boas-vindas com a tradicional dança da amizade.

Por Lia Petruccelli, da Intiways Travel