Confira algumas das ilhas mais isoladas do mundo

Por serem muito afastadas do continente, as ilhas que mostraremos hoje, além de serem as mais isoladas do mundo, estão entre os lugares menos visitados por viajantes, já que o difícil acesso faz com que muitos desistam da viagem, antes mesmo de começar a planejá-la.

Se você, porém, acha que qualquer esforço ou longas horas em um voo é válido para fugir do agito de grandes cidades e de destinos badalados, veja a lista que o site Skyscanner, buscador de passagens aéreas, elaborou e prepare-se para uma viagem incrível.

1 – Ilhas Malvinas (Reino Unido)

A 480 km da costa leste argentina, as Ilhas Malvinas, também conhecidas como Falklands, pertencem ao Reino Unido. Atualmente, é possível chegar de avião até a capital da Ilha, a cidade de Stanley, em voos que saem de São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas.

Os voos saindo do Brasil, porém, acontecem com pouca frequência, o que faz com que as Malvinas façam parte do roteiro de quem está visitando a patagônia, ou no Chile ou na Argentina, de onde é possível voar mais vezes, pelo menos uma vez por semana, para chegar até Stanley.

É o destino perfeito para quem gosta de atividades em meio à natureza e muita aventura, graças aos roteiros variados que são oferecidos na capital. 

2 – Ilhas Cocos (Austrália)

No meio do oceano Índico e a cerca de 900 km de distância de Ilhas Christmas, as Ilhas Cocos (ou Ilhas Keeling) pertencem à Austrália e contam com pouco mais de 600 habitantes. Isolado e pouco povoado, o arquipélago formado por 27 ilhas não possui uma estrutura turística de primeira.

Nada de resorts, shoppings ou grandes restaurantes ao longo das duas ilhas habitadas (Home Island e West Island, a capital). Selvagem e com boa parte do seu território ainda intocado, este conjunto de ilhas atrai principalmente a atenção dos aventureiros em busca de paz e isolamento total do mundo.

3 – Santa Helena (Reino Unido)

Também oficialmente parte do Reino Unido, a Ilha de Santa Helena faz parte de um território ultramarino, formado ainda por outros dois arquipélagos, Tristão da Cunha e Ascensão. Santa Helena é a mais próxima do continente e fica a cerca de 2 mil km do sul da África.

O território é conhecido como o lugar onde Napoleão ficou exilado por muito tempo, até o dia de sua morte. A porta de entrada é a capital Jamestown e o acesso é feito somente através de barco. Há uma embarcação, a RMS St Helena, que faz uma rota passando por lugares como Inglaterra, Irlanda, Ilhas Canárias, Ascensão, Santa Helena, África do Sul e Namíbia.

4 – Ilha de Páscoa (Chile)

A mais famosa ilha deserta do mundo, a Ilha de Páscoa fica a mais de 2 mil km do Chile, mas tem fácil acesso, graças aos aviões que desembarcam em seu território com bastante frequência. Os voos que saem do Brasil são menos frequentes e, por isso, assim como acontece com as Ilhas Malvinas, a Ilha de Páscoa costuma fazer parte do roteiro de quem já tem viagem marcada para explorar as maravilhas chilenas.

A principal atração da ilha são suas imensas estátuas de pedra de Moai, que mexem com o imaginário de visitantes e estudiosos que ainda investigam os mistérios em torno destas esculturas gigantes.

5 – Ilhas Pitcairn (Reino Unido)

Na Polinésia, ficam as Ilhas Pitcairn que estão a mais de 2100 km de distância do Taiti. Com apenas 70 habitantes (isso mesmo!), o acesso até lá é difícil e quem decide percorrer o caminho com as embarcações que partem de alguns lugares da Polinésia Francesa, deve se preparar para ficar completamente isolado do mundo.

Com pouca estrutura, a maioria da população está emigrada na Nova Zelândia. É um local indicado, portanto, apenas para viajantes que querem a sensação de viver no limite, sem contato com conforto algum.

Para se hospedar, o visitante deverá contar com a acolhida dos locais ou com o alojamento fornecido pela prefeitura. Além disso, a entrada só é permitida após muita burocracia que envolve detalhes como pedido de licença e atestado médico.  

6 – Kiribati

Um dos arquipélagos mais bonitos e paradisíacos do mundo, Kiribati pode desaparecer a qualquer momento, devido ao aumento do nível do mar. Embora a beleza de suas ilhas seja estonteante e haja facilidades para os visitantes, que podem chegar de avião ao país, é um dos lugares menos visitados do mundo.

A pouco mais de 2600 km de distância do Havaí, é possível chegar até lá de avião ou de barco, saindo do estado norte-americano. 

7 – Tristão da Cunha (Reino Unido)

A ilha mais remota do mundo, Tristão da Cunha, que faz parte do conjunto de ilhas formado ainda por Santa Helena e Ascensão, 2800 km de distância do continente, no meio do caminho entre o sul da África e a Argentina.

A única forma de chegar até lá é de barco, saindo da Cidade do Cabo, e só é permitida a entrada de visitantes com autorização. Com menos de 300 moradores, Tristão da Cunha é mais um destino que atrai exclusivamente viajantes que querem explorar paisagens naturais, e selvagens e ainda conviver com os moradores, já que ali os visitantes são acomodados nas casas dos locais ou em um dos seis hostels mantidos pelas autoridades locais.

Para qual dessas ilhas você fugiria agora mesmo? Deixe sua opinião em um comentário!