Cinco lugares inusitados para conhecer no Peru

Além dos lugares tradicionais, já conhecidos pela maioria dos turistas, existem outros pontos turísticos interessantes para visitar na sua próxima viagem ao Peru.

A Intiways Travel, agencia turística especializada em turismo receptivo de luxo e viagens à medida em Lima, fez uma seleção de cinco lugares inusitados para conhecer no Peru.

Cemitério Presbítero Maestro

O local, visitado principalmente pelos jovens peruanos, é na verdade um museu-cemitério onde estão enterrados os corpos de vários heróis da história peruana, em um total de 850 mausoléus.

Um dos pavilhões mais populares é o dos suicidas, onde eram enterrados os corpos de pessoas excomungadas, de praticantes de outras religiões, de suicidas e de todos aqueles que não podiam ser enterrados no campo-santo. Ao longo dos anos foram se acumulando muitas lendas sobre o cemitério, a maior parte delas é sobre a aparição de fantasmas.

Existem tours diurnos, mas a maioria das pessoas prefere os noturnos, que geralmente incluem a presença de um médium.

Catacumbas do Convento de San Francisco

O lugar é um grande convento, com um lindo jardim e uma biblioteca com mais de 25 mil livros, mas o que todo quer ver mesmo são as catacumbas. Elas funcionavam como um cemitério, já que naquela época não havia nenhum outro lugar para enterrar as pessoas na cidade de Lima.

Inicialmente os mortos eram enterrados debaixo da igreja, até que o espaço acabou. Então começaram a usar cal para decompor os corpos e poder guardar apenas os ossos.

Estima-se que no lugar estão guardados os ossos de mais de 25 mil pessoas. Eles estão organizados de várias formas, dentro de corredores escuros. Dizem que existem passagens secretas que conectam as catacumbas ao antigo Tribunal da Inquisição, porém elas não estão incluídas no valor do ingresso.

A visita ao convento faz parte da maioria dos pacotes turísticos de Lima.

Ilhas dos Uros

As famosas ilhas flutuantes dos Uros são ilhas artificiais construídas com a totora (planta andina) pela etnia uro. São cerca de 60 ilhas que estão espalhadas pelo Lago Titicaca, sendo a principal atração turística do lugar.

Embora sejam flutuantes, as ilhas não se movem muito porque os moradores usam uma âncora para que elas permaneçam no mesmo lugar. Tudo nas ilhas é feito de totora, desde escolas, comércios, casas até os próprios barcos usados pelos moradores.

Claro que morar em uma ilha assim não é tão fácil, mas os habitantes sempre encontram soluções criativas para os problemas, afinal já são mais de oito séculos vivem dessa maneira.

Antioquia, a cidade das cores

Antioquia é um pequeno povoado localizado a 63 quilômetros de Lima. O motivo da fama desse pitoresco lugar são as construções pintadas com cores fortes e decoradas com lindos desenhos.

Antigamente as casas da cidade estavam sujas e sem pintar, por isso não as pessoas não queriam visitar Antioquia. Até que, cinco anos atrás, o artista peruano Enrique Bustamante teve a ideia de decorar a cidade para atrair mais turistas limenhos.

Para o projeto foram chamados artistas plásticos peruanos, uruguaios e argentinos, que permaneceram no povoado por uma semana.

Eco Truly Park

O Eco Truly Park é uma comunidade hare khrisna localizada ao norte de Lima. As construções ecológicas feitas de barro chamam a atenção pela sua forma, de longe parecem ovos decorados com pinturas.

Os residentes vivem em harmonia com a natureza, em um estilo de vida ecologicamente sustentável.

Os visitantes podem ir por apenas um dia para conhecer, fazer uma aula de ioga, de cozinha vegetariana ou podem também se hospedar no local. Além disso, o lugar também possui uma escola de artes.