Caverna de Postojna é atração surreal da Eslovênia

Por Eduardo Vessoni

Os títulos dessa caverna impressionam como seu interior surreal.

É a atração mais visitada da Eslovênia; desde que foi aberta ao público, já recebeu mais de 36 milhões de visitantes; e conta com uma rede subterrânea de 20 km de extensão. Conhecido como Caverna de Postojna, esse local de mais de 3 milhões de anos abriga impressionantes salões com formações naturais, em rochas calcárias.

Com temperatura natural de 10ºC e iluminação artificial que destaca sues desenhos interiores naturais, a caverna guarda blocos que despencaram do teto há milhões de anos, estalactites em forma de espaguete que formam a galeria dos Órgãos de Tubos, uma sala com 3 mil m² com capacidade para abrigar até dez mil pessoas e capacidade de ressonância que faz com que um eco dure seis segundos.

E como se já não bastasse o alto grau de surrealidade, Postojna é visitada em passeios de trem que percorrem 2 km do interior da caverna, cortando salas com espeleotemas como estalactites, estalagmites e cortinas, combinados com uma caminhada a pé por mais 1 km.

A visita de 1h30 inclui salas como o ‘Salão dos Tubos’, ou ‘Sala do Espaguete’, devido às finas formações penduradas no teto; o ‘Brilhante’, uma estalagmite cintilante com 5 metros de altura; e o ‘Salão Vermelho’ com rochas de tons avermelhados.

Sem dúvida, esta é uma das experiências mais inusitadas de toda a Europa.

No entanto, a fama da Caverna de Postojna causou sua massificação e, atualmente, uma enxurrada de visitantes lota os tours guiados, a única maneira possível para conhecer a atração. Só para se ter uma ideia, cada guia chega a acompanhar cem visitantes, ao mesmo tempo.

Para fugir da muvuca, tente acompanhar os grupos em idiomas menos procurados, como francês, alemão ou italiano. Se o inglês for a sua única opção, permaneça no final do grupo para evitar a massa de turistas que vem logo atrás.

SAIBA MAIS
Caverna de Postojna
www.postojnska-jama.eu

Em parceria com Viagem em Pauta

O Viagem em Pauta é o projeto pessoal do jornalista Eduardo Vessoni, profissional que atua com turismo desde 2008 e já colocou os pés em todos os continentes.

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário viagemempauta

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.