Casal vai do Rio de Janeiro ao Atacama em um carro 1.0

“Tudo é possível quando se quer de verdade”. É com esta frase que o fotógrafo Raphael Czamanski Pizzino, 28 anos, resume a viagem de carro que fez com a noiva, a servidora pública Helena Dias da Costa, 27 anos, do Rio de Janeiro até o deserto do Atacama, no norte do Chile, no fim dezembro, numa lua de mel antecipada.

Até aí tudo bem! Se não fosse por um detalhe: o carro utilizado para a aventura foi um Renault Clio 1.0 ano 2016 — veículo considerado incomum para uma aventura dessas. Ao todo foram 8 mil km percorridos desde a saída da capital fluminense, no dia 26 de dezembro.

Casal rodou 8 mil km em um carro 1.0 do Rio de Janeiro ao Atacama, no Chile

Raphael conta que foram quase dois meses planejando a viagem. “Apesar do bom planejamento que fizemos na prática a teoria é outra. Tivemos que mudar alguns pontos”.

Para economizar, eles dormiram na casa de familiares no Brasil. Já na Argentina e no Chile eles optaram por se hospedar em hostels.

O casal Raphael Pizzino e Helena Costa no deserto do Atacama, no norte do Chile

A primeira parada foi em Palotina, no Paraná, onde Raphael tem familiares. De lá, o casal seguiu até Posadas, na Argentina, cruzaram todo o norte do país até chegaram à cidade de Salta. Depois de atravessarem Cordilheiras dos Andes pegaram o belíssimo Paso Jama até San Pedro de Atacama.

Estrada “sem fim”

Nem tudo foram flores, mas nada que atrapalhasse a viagem. “No Paso Jama foi onde passamos o nosso maior perrengue por conta do vento e da altitude, que chega a 4.800 metros. Numa altitude dessa falta oxigênio para a gente e para o carro. O carrinho sofreu um pouco e em alguns trechos não passava de 20km/h, mas tirando isso, a viagem foi sem sustos”, conta Raphael que é fotógrafo profissional e servidor técnico administrativo na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), onde dá aulas de fotografia em projeto na instituição, além de dar aulas particulares.

Ao todo o casal revela que gastou cerca de R$ 7 mil com a viagem –incluindo combustível, hospedagem e alimentação.

  • Esta não é a primeira vez que Raphael faz uma viagem longa com um carro simples. Em janeiro de 2016 ele o um tio foram de Foz do Iguaçu (PR) até Ushuaia, cidade argentina mais austral do mundo, a bordo de um Fusca 1973. Foram 13 mil quilômetros rodados, como mostramos aqui.

Saiba mais em www.rcpizzino.com/viagens ou pelo Instagram.