Além das praias, qual o outro fascínio do Taiti?

Há dois Taitis no oceano Pacífico. Ambos primorosos. O primeiro é mundialmente reconhecido pelas praias banhadas de um mar tranquilo e límpido, cuja gama de azuis nos remete à pintura impressionista.

Taiti é a maior ilha da Polinésia Francesa, no oceano Pacífico

O outro é o preferido dos designers de joias, pois ali se encontram as melhores pérolas cultivadas do planeta, inclusive a rara negra (Pinctada margaritifera). Na verdade não são apenas negras, possuem gradações desde os tons de cinza, passando por matizes esverdeadas e nuances púrpura, até o ébano puro.

As pérolas negras são a segunda fonte de renda do país
Créditos: jorge_bispo
As pérolas negras são a segunda fonte de renda do país

Se na arte da joalheria, a pérola dá o toque que os designers consideram mágico, seu simbolismo se perde no caldeirão do tempo. Significa felicidade para os indianos, saúde para os árabes, amor para os egípcios, e é privilegiada pelo dom da cura para os chineses.

Etimologicamente a palavra pérola, do grego, significa pureza. Para os romanos estava associada ao amor e prazer. Para a realeza significa muito mais poder do que riqueza. Mas para os taitianos as pérolas negras são, hoje, o segundo ingresso de divisas depois do turismo.

Vista de uma das fazendas de pérolas
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Vista de uma das fazendas de pérolas

No Taiti pode-se ter acesso as fazendas dos perlicultores e acompanhar o processo de inseminação, classificação e, às vezes, até a exclusivíssima cerimônia da devolução de pérolas ao mar.

Ali também você ficará conhecendo os quatro tipos de ostras perlíferas, e a diferença dessas pérolas valiosas com as mais baratas como a Keishi, produzida pela rejeição do núcleo feito pela ostra, e o Mabe, um produto secundário obtido de forma muito simples.

A rara pérola negra

Conselhos para que suas pérolas se mantenham muitos anos em bom estado.

– Nunca tome banho com elas;
– Não a ponha em contato com cosméticos e perfumes;
– Ponha um copo de água perto do seu porta-joias se vai deixar de usá-las por tempo prolongado;
– Não deixe suas pérolas ao lado de outras joias que possam arranhar sua superfície;
– Limpe as pérolas com pano de suave textura;
– Verifique a linha ou filamento interno de seu colar uma vez por ano;
– Use-as o maior número possível de vezes. Essa dica é dada pelos místicos árabes que dizem, que essa é a forma perfeita da troca de energia da pérola com seu corpo, melhorando muito sua saúde.

Em parceria com Viramundo e Mundovirado

Site de viagens e descobertas. Sugestões para despertar a mudança que o viajante, mesmo sem o saber, deseja. Viajar muda também seu interior, daí “viajar para se descobrir”

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Viramundo e Mundovirado

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.