Águas Calientes, a cidade aos pés de Machu Picchu

Aguas Calientes, também conhecida como Machu Picchu Pueblo, é uma cidade do Peru, que fica aos pés de Machu Picchu. Para aqueles que não sabem, é a cidade mais próxima de lá, sendo que quem vai de trem para Machu Picchu tem essa cidade como estação final, local onde se pega um ônibus que leva direto para Machu Picchu.

Grande parte das pessoas que vão de trem aproveitam para conhecer Águas Calientes. Ainda, quem faz a Trilha Inca de dois dias e noite noite também a conhece, já que é local de descanso de um dia para o outro.

 
 

Pensa numa cidade pequena, charmosa, acolhedora e linda, é Águas Calientes. Toda rodeada por montanhas, sendo Machu Picchu uma delas, com o rio Urubamba passando por toda a cidade, com pontes ligando um lado ao outro, com feirinha de artesanatos e com banhos termais.

A única coisa ruim é que, por ser uma cidade essencialmente turística, tudo é muito caro, mas, compensa ficar por lá pelo menos uma noite e um dia, depois, ou antes, de conhecer Machu Picchu. A principal atração da cidade são as “Hot Springs” (águas termais). Paga-se um pequeno valor pra entrar (para estrangeiros, em maio de 2015, eram 10 soles por pessoa, algo em torno de R$ 9,89), podendo sair até a hora de fechar. Muito bonito o lugar, no meio da natureza.

wp-image-785975 size-full
wp-image-785975 size-full
Hot Springs em Águas Calientes (Foto: Bito Rassan/Flickr/Creative Commons)[/img]

Apesar de ter mais de cem restaurantes, o que é muito, tendo em vista o tamanho pequeno da cidade, um lugar para se comer bem e barato é o Mercado Municipal, o local dos locais, pois quase não se encontram turistas por lá. Vale a pena conferir.

Após a visita, no final da noite, é possível pegar um trem para Ollantaytambo, Peru e depois uma van ou um ônibus para Cusco, Peru, como também um trem direto para Cusco e se maravilhar com as belezas naturais da cidade.

Nota: Em maio, com R$ 0,89 comprava-se 1 sole.