9 destinos que não aparecem em guias turísticos

Ainda é possível sim encontrar destinos que não aparecem em guias turísticos ou que não sejam tão tumultuados quanto os destinos mais conhecidos entre os grandes públicos. E para comprovar esta ideia, o site Skyscanner, buscador de passagens aéreas, hotéis e aluguel de carro, listou nove lugares que não foram descobertos pelas agências de turismo e que merecem a atenção especial dos viajantes em busca de novidades. Você é um deles?

Confira a lista e decida sua próxima parada! Não se esqueça de reservar o quanto antes suas passagens aéreas e um bom hotel, para então garantir uma viagem plenamente perfeita.

Nacionais

É praticamente impossível calcular o número de cidades turísticas no Brasil, já que a cada dia uma nova descoberta pode ser feita. Vamos tentar, com o post de hoje, mostrar alguns lugares que aos poucos estão sendo desbravados pelos visitantes, mas que, apesar desta procura crescente, continuam intactos e pouco explorados. Dá uma olhada!

1 – Peirópoles – Minas Gerais

Este pequeno vilarejo, localizado a 21 km de Uberaba, é dona de um sítio paleontológico com fósseis de 80 milhões de anos. Ali, estão instalados um museu e o Centro de Pesquisas Paleontológicas “Llewellyn Ivor Price”, que é, na verdade, um parque com réplicas de dinossauro em tamanho natural, com área para esporte e uma paisagem caracterizada pela beleza e tranquilidade. Nesta região foram encontrados os fósseis do maior dinossauro brasileiro, o que fez com que a cidade se tornasse referência no assunto.

2 – Piranhas – Alagoas

Um mergulho na cultura nordestina. Esta é a melhor definição para uma estadia em Piranhas, no Alagoas. A charmosa cidade histórica, com suas casinhas coloridas e ruas de pedra, é porta de entrada para um dos passeios mais emocionantes sobre as águas do rio São Francisco: os cânions do Xingô. As embarcações partem da cidade em direção a estas imensas formações rochosas e fazem paradas estratégicas para que os visitantes possam se banhar em suas águas esverdeadas.

Outra estrela do turismo em Piranhas é Lampião, que marcou a história da região com duelos e combates ali vividos. Para entender este capítulo histórico da cidade, a dica é visitar o museu ali instalado e fazer um tour entre a Rota do Cangaço.

3 – Alter do Chão – Pará

Aos poucos, Alter do Chão está ganhando o coração e a atenção dos viajantes brasileiros. Até porque é um desperdício um lugar de tamanha beleza não ser valorizado como atração turística de destaque no Pará. As praias da região são comparadas às praias caribenhas, detalhe que justifica por si só uma viagem até o local.

A areia branca, banhada pelas águas cristalinas e doces do rio Tapajós e o cenário de beleza única formam espetáculos inesquecíveis, que podem ser encontrados aos montes no local, graças a fenômenos como o encontro do rio Tapajós com o Rio Amazonas e a Floresta Nacional do Tapajós.

4 – Chapada das Mesas – Maranhão

Dentre as belezas encontradas no planalto brasileiro, apenas três são comumente lembradas entre os viajantes: Chapada Diamantina, Chapada dos Veadeiros e Chapada dos Guimarães. As três são igualmente incríveis, mas não podem ofuscar o encanto da Chapada das Mesas, no Maranhão.

Suas cachoeiras, grutas, rios, montes e demais formações rochosas instantaneamente capturam a atenção do visitante, fazendo um convite irresistível de praticar as mais diferentes atividades, que estão intimamente ligadas à natureza.

5 – Parque Nacional de Ubajara – Ceará

Quando se fala em turismo no Ceará, a primeira imagem que nos vem à cabeça é a beleza paradisíaca de lugares como Jericoacoara e Canoa Quebrada. O Estado, porém, tem muito mais que lindas praias a oferecer aos viajantes. Agradando os que têm uma alma mais aventureira, o Parque Nacional de Ubajara fica a menos de 300 km de Fortaleza e tem como principal cartão postal a gruta de deu nome à reserva. Lá dentro, o roteiro é complementado por passeios de teleférico, trilhas, cachoeiras, riachos e mirantes.

Internacionais

Com a grandiosidade que dá forma ao planeta, impossível visitar todos os lugares maravilhosos encontrados no mundo em uma única vida, por mais voltas ao mundo que sejam realizadas. E como é grande o número de locais ainda pouco explorados pelos viajantes brasileiros, selecionamos os que podem ser definidos como mais impressionantes. Confira.

6 – Mérida – México

Em Yucatán, os sítios arqueológicos e as pirâmides que contam a história de civilizações extintas são as principais protagonistas entre os roteiros turísticos. Na capital do estado, contudo, outras atrações devem ser descobertas pelos visitantes. A cidade de Mérida é dona dos cenotes mais bonitos da região.

Cenotes são imensas cavidades naturais, que lembram cavernas, que expõem águas subterrâneas. Estas piscinas de água cristalina são perfeitas para praticar mergulho de superfície ou simplesmente para se refrescar, depois de uma longa caminhada, comum até chegar a estes lugares.

7 – Salinas Grandes – Argentina

Difícil comparar o deserto de sal da Argentina ao Salar de Uyuni, na Bolívia, já que cada um tem suas particularidades. Este último, porém, é figurinha carimbada entre viajantes e mochileiros de toda a América Latina e acaba roubando para si todo o brilho que poderia ser compartilhado com Salinas Grandes, no norte do país argentino.

Os 12 mil hectares de crosta de sal são cortados pela Rota 52, principal rodovia de acesso ao deserto de Atacama. Sendo assim, a imensa área coberta por sal é a desculpa perfeita para interromper a viagem até Atacama e fazer uma parada estratégia para conhecer outra preciosidade natural encontrada na terra dos Hermanos.

8 – Koh Rong – Camboja

Camboja é sempre lembrada por seus templos budistas, sítios arqueológicos e mercados populares. E quando expandimos o que sabemos sobre o Sudeste Asiático, as praias da Tailândia são sempre as mais lembradas entre os turistas. Com todas essas informações, o que resta dizer sobre as praias de Camboja? Que elas são incrivelmente paradisíacas, sendo que muitas ainda mantêm um quê de selvagem.

É o caso da Ilha de Koh Rong, ao sul do país. Neste pequeno pedaço do paraíso, a tranquilidade domina na paisagem e ocupa todo o espaço que caberia ao luxo e ao conforto em outros destinos badalados. Isso porque ali, a eletricidade é escassa, não há muitos hotéis, nem caixas eletrônicos. É o refúgio perfeito, portanto, para quem quer fugir do mundo e ficar completamente isolado em meio a praias paradisíacas, de água cristalina e areia branca.

9 – Riga – Letônia

Dentre as capitais europeias, é difícil encontrar alguma que ainda não tenha sido descoberta pelos viajantes brasileiros. Felizmente, visitantes que dispensam lugares clichês ou mais badalados podem se deliciar em destinos como Riga, capital da Letônia (ou República de Látiva), que é uma cidade pouco lembrada quando o assunto é uma viagem até a Europa.

A cidade, cosmopolita e charmosa como as outras grandes cidades do Velho Mundo, é dona de um conjunto arquitetônico bem particular e de cenários envolventes, por onde é possível caminhar horas e horas sem que as possibilidades se esgotem.