Ainda dá tempo para aproveitar o inverno no Chile. No Valle Nevado, uma das estações de esqui mais famosas da América do Sul, a temporada vai até o dia 22 de setembro.

Mas para tornar a sua viagem mais agradável é preciso tomar alguns cuidados antes de fazer as malas. Há itens indispensáveis para passar dias inesquecíveis na estação de esqui mais frequentada pelos brasileiros.

A maior estação de esqui da América do Sul distante 45km da capital chilena, Santiago, é perfeita para quem quer pernoitar ou passar o dia

Créditos: Divulgação/Valle Nevado

O Valle Nevado fica a 45km da capital chilena, Santiago, é perfeita para quem quer pernoitar ou passar o dia

Confira abaixo algumas dicas:

1 - Roupas apropriadas
Incluir na mala peças adequadas para uma temperatura bem mais fria é importante para conseguir aproveitar cada momento no Valle Nevado. Então, esqueça aquela jaqueta quentinha usada no inverno da maioria das cidades brasileiras já que, provavelmente, ela não será suficiente para proteger do frio da Cordilheira dos Andes.

Lá, o ideal é vestir-se em camadas, com segunda pele térmica, agasalhos e calças impermeáveis. Para qualquer eventualidade, há duas lojas no resort onde é possível alugar calças, jaquetas, luvas e capacetes, além de uma charmosa ruazinha de pedestres com lojas das principais marcas especializadas em frio e neve. E, se não quiser congelar os pés, prefira um calçado impermeável também, já que a neve acaba molhando.

O Valle Nevado está numa posição privilegiada da Cordilheira dos Andes

Créditos: Divulgação

O Valle Nevado está numa posição privilegiada da Cordilheira dos Andes

Além disso, gorro, cachecol, luvas e óculos com proteção UVA/UVB são essenciais, pois a luz do sol refletida na neve potencializa o efeito dos raios solares, podendo prejudicar a visão e queimar a pele.

2 - Saúde
Principalmente por conta da luz refletida na neve queimando a pele, aceite aquela velha recomendação dos dermatologistas sobre o uso de protetor solar todos os dias e acrescente no seu nécessaire um protetor labial e um hidratante. Fazendo o básico, você evita queimaduras e o ressecamento da sua pele. Além disso, não esqueça de tomar muita água, evitar refeições pesadas e nunca sair com o cabelo molhado na neve. Sua saúde agradece! Quem preferir ser um turista mais prevenido, vale incluir analgésicos, umidificantes nasais e pomadas para dor muscular.

3 - Equipamentos

Teleférico do Valle Nevado Ski Resort

Créditos: Divulgação

Teleférico do Valle Nevado Ski Resort


É de extrema importância a utilização do capacete durante a prática de esqui ou snowboard, pois mesmo que a pista não ofereça muito risco, o acessório pode diminuir as consequências para a cabeça decorrentes de quedas ou acidentes que possam ocorrer. A bota e o esqui também devem ser do seu tamanho para evitar torções no pé ou desconforto. Os especialistas nas duas lojas de aluguel de equipamentos do Valle Nevado vão escolher o conjunto ideal para cada pessoa.

4 - Reconhecimento de terreno e adaptação ao clima
Fazer o reconhecimento das mais de 40 pistas da estação antes de sair esquiando montanha abaixo é a melhor opção mesmo que você tenha um pouco de prática ou esteja na companhia de alguém com mais experiência. O Valle Nevado oferece aulas para todos os níveis com duração de duas horas, e os valores podem ser consultados no site oficial. Ter o treinamento adequado evita lesões e acidentes! O reconhecimento também serve como aclimatação, já que o resort fica a mais de 3.000 m de altitude, no meio da Cordilheira dos Andes.

5 - Treino, treino e treino
Esquie somente em pistas habilitadas para o seu nível. O Valle Nevado possui 44 pistas, sendo as verdes as mais fáceis, as azuis, de nível regular, e as vermelhas e pretas, as mais difíceis. Na dúvida, consulte as sinalizações ou converse com o seu instrutor.

6 - Tire muitas fotos
Antes de ir para as pistas, tenha certeza de que sua câmera e/ou seu celular estejam com a bateria carregada e tome todos os cuidados necessários para ter muita história para contar na volta para casa.