5 roteiros que unem esportes a destinos inesquecíveis

Quando o assunto é viagem esportiva, logo vem à cabeça os grandes estádios de futebol da Europa, as modernas arenas da NFL nos Estados Unidos e os autódromos mais desafiadores do automobilismo mundial. Mas engana-se quem pensa que só os grandes eventos encantam em uma viagem.

Alguns destinos podem não ter eventos tão grandiosos e conhecidos como final da UEFA Champions League ou o Super Bowl, mas são igualmente fascinantes.

Confira a seguir uma lista com cinco destinos incríveis –e seus esportes inusitados– que você precisa conhecer!

1 – Lacrosse no Canadá

 Desconhecido? Só se for no Brasil: na América do Norte, principalmente no Canadá, poucos esportes podem se gabar de serem mais populares do que o Lacrosse, o exótico esporte praticado com uma armadura, um longo cabo com uma rede presa na ponta e uma pequena bolinha. Suas modalidades incluem o Lacrosse jogando em campo e em ginásios cobertos, e suas duas principais ligas são a MLL, nos Estados Unidos, e a NLL, no Canadá.

E é na terra da Guarda Montada e das Cataratas do Niágara que você pode descobrir de vez o esporte das Crosses. Em Toronto, é possível participar de uma experiência com o Rock, time local do esporte, que inclui uma aula de regras e treinos na arena da equipe, uma das mais tradicionais do país. Tudo isso em um roteiro que também inclui passeios exclusivos pela cidade, a maior do Canadá.

2- Pelota Basca

Para o mundo, o maior expoente esportivo do País Basco –região que pega partes da Espanha e da França – pode ser o Athletic de Bilbao, o único time fora o Barcelona e o Real Madri a nunca ter sido rebaixado no campeonato espanhol. Mas o esporte que mais mexe com o coração dos bascos é a Pelota, tão tradicional que já carrega o território onde foi criada em seu nome.

Sua modalidade mais famosa é o hand-pelota, muito similar ao squash, porém ao invés de raquetes, os atletas usam apenas as mãos para lançar a bola contra a parede, longe do alcance do adversário. E a Pelota Basca é só um entre os muitos encantos do seu País, uma região autônoma da Espanha que conserva tradições, regiões e até uma linguagem própria, criando um destino único que merece ser mais explorado.

3 – Pesäpallo na Finlândia

Você conhece o esporte nacional da Finlândia? Provavelmente não. Mesmo muito similar ao baseball, o Pesäpallo ainda não ganhou o mundo, embora até já tenha saído do seu país de origem e se espalhado por comunidades na Europa. Mas para os finlandeses isso está longe de ser um problema, já que o país domina todas as competições do esporte no mundo. E para você também não deve ser, já que assistir de perto o Pesäpallo se transforma em um motivo perfeito para visitar esse fascinante país escandinavo, de paisagens que alternam o branco da neve com o verde dos seus campos nórdicos.

4 – Corrida de barco na Ásia

Imagine a F-1. Agora troque os carros por catamarãs super velozes e o asfalto pelo mar. Pronto, você tem a F1 Powerboat, principal campeonato de barcos de corrida do mundo. Fundada ainda nos anos 80 na Europa, a categoria passou por um período de baixa até encontrar na Ásia –mais especificamente na China e nos Emirados Árabes– a mina de ouro que precisava para sobreviver e voltar a crescer.

Atualmente, a F1 Powerboat tem em seu grid 18 pilotos, de nove equipes, que disputam 10 etapas ao longo do ano. Das 10, pelo menos metade são disputadas no Oriente, com destaque para as provas de Dubai, Abu Dhabi e Sharjah, nos EAU, e em Harbin e Liuzhou, na China. Ou seja: além de toda a adrenalina de uma das categorias mais disputadas do mundo, você pode manter o seu roteiro em alta desbravando e explorando todo o luxo da terra dos sheiks ou toda a milenar história e cultura chinesa!

5 – Futebol Australiano

O nosso futebol tem muitos primos espalhados pelo mundo. O rugby, por exemplo, é amado em praticamente todos os países que já estiveram (ou estão) sob o comando do Reino Unido. Já o futebol americano é, de longe, o esporte mais popular dos Estados Unidos. E tem também o futebol australiano, uma mistura dos outros três que cativa milhões na terra dos cangurus.

O objetivo principal do esporte é marcar gols, seja chutando a bola entre os postes localizados nas extremidades do campo, seja acertando as próprias traves. E toda a emoção da temporada culmina na Grand Final, a versão Aussie do Super Bowl. Se animou para assistir? Temos boas notícias: os 18 times representam cinco dos estados australianos. Ou seja: dá para aproveitar os jogos e as paisagens da Oceania em um mesmo roteiro!

Com informações da Fanato Esporte e Turismo