4 dicas de como obter acesso ao wi-fi em qualquer aeroporto

Não há nada pior do que ter uma parada de 90 minutos e sem ter o que fazer dentro de um aeroporto, pois  as opções ficam entre você andar pelas lojas ou pagar alguns dólares para ter acesso ao wi-fi e acessar as informações sobre o seu próximo destino, mas com certeza, essa última opção não é viável se não for em um caso de emergência.

O que sabemos é que diversos aeroportos ainda não oferecem acesso gratuito a internet para todos os passageiros. Porém, existem algumas dicas rápidas e fáceis para conseguir acesso a internet dos serviços pagos, é claro que não queremos enganar o sites que prestam esses serviços, mas como a própria ONU já declarou, acesso à internet é um direito humano.

Acesso ao Wi-Fi no Aeroporto (Foto: Jean-Etienne Poirrier/Flickr/Creative Commons)

Então, confira algumas dicas que você pode tentar e se essas dicas não funcionarem, o melhor mesmo vai ser caminhar pelo aeroporto.

Dica da URL

Tente adicionar “?.jpg” no final de cada URL, para alguns sites, você precisará apenas isso para acessar, essa é a maneira mais simples, mas somente funciona em redes wi-fi que permitem imagens sem redirecionamento. Para sites mais complexos, este é um tiro no escuro, mas se você deseja acessar um site básico, vale a pena uma tentativa.

Enganar o Boingo, empresa de serviço wireless dos principais aeroportos, inclusive do aeroporto de Guarulhos.

Normalmente a Boingo oferece sites de cortesias, como serviços bancários, compras e notícias, e talvez seja apenas isso que você precise para conectar à internet. Vamos aos passos para sua tentativa de internet grátis. Conecte-se à rede wireless e no site da operadora em vez de clicar em “Get on-line now”, escolha a opção “The Good Stuff”. Então, clique em qualquer um dos sites gratuitos oferecidos, em seguida, abra uma nova aba, algumas vezes, isso enganará o serviço pago e permitirá o acesso ilimitado.

Existem também outras manobras de “ferramentas de desenvolvimento” que podem ajudar: diversos sites de acesso pago, como Boingo, impedem que os usuários naveguem sobre a web, apenas através do bloqueio da barra de endereços, mas você pode usar o navegador sem uma barra de endereços, usando ferramentas para desenvolvedores web. Veja como:

1 – No Firefox, clique em “Ferramentas” e depois “Web Developer”. No Chrome, ferramentas para desenvolvedores web podem ser acessados através de “Mais ferramentas” e depois e depois em “Console JavaScript”. No Safari, vá em “Preferências”, depois “Avançado “, em seguida, “Mostrar o menu” na barra de menu “Develop” e clique em seguida, em  “Show Error Console”.

2 – Digite o endereço desejado, utilizando o seguinte formato (vamos usar o nosso site como um exemplo): window.location.href = ‘http://www.wanderluster.com.br’

3 – Pronto, acesso liberado.

Compartilhamento de senhas no FourSquare

Os usuários do FourSquare muitas vezes fazer upload de senhas das redes wi-fi para aeroportos e lounges VIP. Para conseguir uma dessas senhas digite no buscador “free wifi airports” e então aparecerá diversas senhas dos aeroportos de Amsterdam Schiphol Airport, Cape Town International, Aeroporto de Copenhague e muito mais.

Por Icaro Tsuchida Miranda, do blog Wanderluster