10 Patrimônios da Humanidade para conhecer caminhando no México

Há milhares de lugares no México para conhecer e desfrutar, dos quais muitos são reconhecidos como Patrimônios da Humanidade. Destacamos abaixo dez cidades catalogadas pela Unesco como algumas das mais bonitas, charmosas e surpreendentes para conhecer com uma bela caminhada: 

Puebla, uma cidade ao estilo barroco

 

Situada a cerca de 100 km ao leste da Cidade do México e ao pé do vulcão Popocatepetl, a cidade de Puebla está inscrita na lista de Patrimônio Mundial desde o ano de 1987, graças a seu grande e majestoso valor arquitetônico, considerada, assim, como uma das melhores mostras urbanísticas espanholas do Novo Mundo. 

Tlacotalpan,  fascinação mística de cores

 

Localizada na costa do golfo do México, a cidade porto fluvial de Tlacotalpan foi fundada pelos espanhóis em meados do século 16 e desde então tem preservado admiravelmente suas características urbanas da era colonial, com ruas largas, casas com colunatas com ampla variedade de estilos e cores, além de muitas árvores antigas veneráveis que adornam espaços públicos e jardins privados. Desde 1998 o destino é considerado pela Unesco como patrimônio mundial pelo seu excelente estado de conservação. 

Cidade histórica de Guanajuato e minas adjacentes

 

Fundada pelos espanhóis no início do século 15, Guanajuato tornou-se o centro do mundo da mineração de prata no século 18. Seu passado mineiro ficou marcado nas ruas subterrâneas e no impressionante poço de mineração “Boca do Inferno”, que tem uma profundidade de 600 metros. Foi inscrito na Unesco em 1988 por seu enorme valor histórico e arquitetônico.

San Miguel de Allende, passeio por seus fascinantes monumentos

 

Fundada no século 16 para proteger a estrada real dentro do país, a cidade de San Miguel de Allende atingiu o seu apogeu no século 18, um período em que muitos edifícios religiosos e civis de estilo barroco mexicano foram construídos. Seus valores arquitetônico, urbanístico e artístico tornam San Miguel de Allende Patrimônio Mundial desde 2008.

Querétaro, uma rota dupla

 

Por sua dupla origem urbana indígena-espanhol que caracteriza sua enorme riqueza arquitetônica fez com que Querétaro entrasse para a lista da Unesco em 1996. Esta antiga cidade colonial oferece a singularidade de ter preservado suas principais e originais ruas indígenas, juntamente com os distritos elaborados de acordo com um plano geométrico pelos conquistadores espanhóis. Perfeito para admirar os detalhes da cidade com longas caminhadas e descobrir uma cultura mista e completamente diferente. 

Campeche, uma cidade histórica fortificada

 

Campeche é uma cidade portuária caribenha de tempos da colonização espanhola que faz com que seja digno de Patrimônio Mundial, título que conquistou em 1999, graças ao seu valor como cidade portuária de estilo barroco e pelo seu sistema de fortificações, que são excelentes exemplos de arquitetura militar hispano-americana dos séculos 17 e 18.

Centro histórico de Morelia

 

Construído no topo de uma colina, no século 16, Morelia oferece planejamento urbano, onde há a mescla dos conceitos do Renascimento espanhol com a experiência mesoamericana. Sua história arquitetônica pode ser percebida em suas mais de duas centenas de edifícios históricos, todos construídos em tons pasteis, algo característico da região. Morelia foi inscrita na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco em 1991 por seu valor histórico como um centro de difusão de ideais libertários no início do século 19.

Centro histórico de México y Xochimilco

 

Construído pelos espanhóis no século 16 sobre as ruínas de Tenochtitlan, a antiga capital asteca Cidade do México é hoje uma das maiores e mais populosas cidades do mundo. Além dos vestígios dos cinco templos astecas, a cidade conta com a maior catedral do contnente e charmosos edifícios públicos dos séculos 19 e 20. A cidade foi classificada como Patrimônio Mundial pela Unesco em 1987, por causa de riqueza colonial e da presença da cultura Aztec nas ruínas do Templo Mayor.

Centro histórico de Oaxaca e zona arqueológica de Monte Albán

 

O destino foi inscrito na lista do Patrimônio Mundial da Unesco em 1987 por ser um exemplo claro de uma cidade colonial espanhola no século 16. A cidade de Oaxaca e suas proximidades contam com um traçado típico do urbanismo colonial espanhol. A solidez e o volume de seus edifícios são verdadeiras obras-primas da arquitetura, além de serem prova de que suas construções se adaptaram às características sísmicas da região.

Zacatecas, majestuosidade em só lugar

 

Fundada em 1546 e registada como Patrimônio Mundial da Unesco em 1993, a cidade é de Zacatecas foi construída nas encostas íngremes de um vale estreito, preservando muitos edifícios antigos, tanto religiosos como os civis.

O destaque vai para a catedral construída entre 1730 e 1760. Este templo é um trabalho de arquitetura excepcional, graças a harmonia de seu design e ornamentação barroca pródiga de suas fachadas, que combinam estilos europeus com indígenas. Passear aqui é transportar-se para outro tempo – certamente será agradável.