10 livros de viagem para ler em 2015

Poucas coisas combinam mais com viagem do que um bom livro. Pode ser um clássico, uma biografia inspiradora, um suspense impossível de largar. Mas se for um livro sobre os lugares que você está visitando, aí sim, ele se tornará a companhia perfeita: além de se distrair, você ficará por dentro dos segredos e dicas mais bacanas sobre cada lugar, podendo aproveitar sua viagem com conhecimento de causa.

O pessoal do blog Caia no Mundo listou dez sugestões de livros de viagens para ler este ano. Então, prepare o seu marcador (ou o seu leitor digital, já que alguns títulos estão disponíveis para Kindle,  e iPad), reserve lugar na mochila para seu companheiro lotado de boas histórias e informações úteis, e boas leituras.

1 – “Humans of New York

Tudo começou quando o fotógrafo Brandon Stanton começou a fazer uma espécie de censo fotográfico da cidade de Nova York, revelando histórias humanas incríveis e inspiradoras por trás da foto de moradores anônimos. Tudo foi publicado num blog que se tornou um sucesso quase unânime, hoje com cerca de um milhão de leitores, que agora, finalmente, virou um livro! Comovente e capaz de renovar sua fé na humanidade.

2 – “1.000 lugares para conhecer antes de morrer

Esta compilação nos convida a conhecer centenas e centenas de atrações espalhadas pelos cinco continentes. Desde as maravilhas criadas pelo homem até as mais impressionantes obras da natureza, o leitor vai encontrar aqui, selecionadas pelo olhar delicado de Patricia Shultz, reservas ecológicas, ruínas sagradas, resorts, restaurantes, vilarejos, museus, teatros, fiordes, cavernas, cruzeiros, safáris e lugares de interesse nas áreas de gastronomia, cultura e religião.

Em cada item, dicas de como chegar, telefones, sites, e-mails e indicação das melhores épocas do ano para visitar e média de preços. Para o viajante que quer ampliar de verdade seus horizontes.

3 – “A arte de viajar

Mudando um pouco de gênero, que tal meditar um pouco sobre o que leva o viajante a procurar as imensas distâncias e diferenças que o aguardam em outras cidades, países, regiões? Faltam bons livros que se dediquem a refletir sobre nosso entusiasmo e desejo de explorar novos territórios, paisagens e culturas. Alain de Botton preenche essa lacuna com “A Arte de Viajar”.

4 – “Lonely Planet – Grandes Destinos

Ainda em dúvida sobre qual é o lugar ideal para sua próxima viagem? Talvez o guia da “Lonely Planet – Grandes Destinos” possa ajudar. Cobrindo tudo, desde opções de luxo até lugares econômicos, para relaxar ou conhecer em família, sozinho ou acompanhado.

Cada lugar abordado vem acompanhado de indicações de atrações e sugestões de hotéis, museus, restaurantes, etc. Para completar, oferece ainda dicas de outros livros e filmes que permitirão um mergulho ainda mais profundo na realidade de cada lugar.

5 – “Where Chefs Eat: A Guide to Chefs’ Favourite Restaurants

Guias gastronômicos escritos por meia dúzia de autores obscuros são coisa do passado: o bom mesmo é saber quais são os melhores restaurantes na opinião pessoal e profissional dos 400 chefs de cozinha mais importantes do mundo. E não foram incluídos apenas estabelecimentos de luxo, não: também estão contempladas lanchonetes e outros lugares menos estilosos. “Onde os Chefs Comem”, como o nome já diz, põe você em contato direto com as melhores descobertas dos paladares mais treinados e apurados do planeta.

O organizador, Joe Warwick, escreve sobre comida em Londres, é crítico de restaurantes e um experiente autor de guias gastronômicos. Curtiu? Porque não emenda sua próxima viagem com um curso de gastronomia no exterior.

6 – “50 endereços no Porto

Quem não foi, precisa conhecer. A cidade do Porto oferece uma identidade muito familiar a nós brasileiros com uma generosidade e diversidade impressionantes.

Dos principais pontos turísticos, cafés, restaurantes, bares e hospedagens, até lugares só conhecidos entre os locais, como mercearias especializadas em quitutes de Portugal inteiro ou uma loja de vinhos frequentada pelo cineasta centenário Manuel de Oliveira, a promessa é desvendar a cidade do Porto como nunca se fez.

7 – “101 Dicas Disney e Orlando

Em nossa lista, não poderia faltar um ótimo guia de dicas especializadas nos meandros, macetes e segredos da Disney e de Orlando. Está tudo aqui: hospedagem, transporte, como economizar, como se planejar, como evitar furadas.

Seja um marinheiro de primeira viagem ou um visitante experiente, sempre haverá alguma dica que você não conhece e que vai deixar sua estadia ainda mais proveitosa e relaxante. Afinal, quem não quer saber o segredo para evitar aquelas filas imensas?

8 – “500 lugares para levar seus filhos antes que eles cresçam

Ao contrário do que pode parecer, esse guia de 500 lugares ao redor do mundo serve para viajantes de todas as idades. A ideia é reunir as informações mais bacanas para que os pais possam contá-las aos seus filhos durante as viagens.

No final de cada roteiro, o item “As crianças aprenderão sobre” faz um resumo dos aspectos mais interessantes para os pequeninos naquela atração.

Desde as catacumbas de Roma, passando pelo Museu Nacional do Índio Americano nos Estados Unidos, até o castelo do Conde Drácula, na Romênia, este livro é uma compilação muito bem pesquisada pela autora Holly Hughes, que também escreveu outros guias da série Frommer’s, como “500 Lugares para amantes da boa mesa & vinho”.

9 – “Um ano na Provence 

10 – “The Good Pub Guide 2015

A versão de 2015 é a 33ª edição de um dos mais conceituados guias de pubs do Reino Unido. Organizado por cidade, é atualizado todo ano com as inevitáveis novidades e muitas recomendações feitas pelo público leitor. E só entram os melhores pubs.

Estão incluídos os mais diversos gêneros de estabelecimento: country pubs, town-centre inns, na beira de rios, em hospedarias, além de gastropubs e pubs especializados em uísque e chope.