Brasileiros visitam a 1ª fonte de cerveja pública do mundo

Em outubro, fui visitar a tão famosa fonte de cerveja na Eslovênia. Ela fica em uma praça no centro da cidade de Žalec. Para achar o lugar não é difícil. Basta colocar no GPS,  Zalec e pronto. A praça e a fonte podem ser vistos facilmente antes de chegar ao final da navegação.

A sugestão é arranjar algum amigo da vez para dirigir o carro na volta ou então procurar onde dormir pela cidade, já que a cerveja é o ingrediente principal da visita.

Chegando lá, eu e meus hóspedes notamos logo a aglomeração de pessoas ao redor das torneiras e já fomos tentar saber como fazíamos para comprar as canecas. Sem ninguém ao redor que parecesse ter copos para vender, fomos até uma venda próxima, do outro lado da rua, para adquirir nossos copos.

Cada caneca de vidro –que tem aproximadamente 300 ml– custa € 6 e dá direito ao visitante de tomar até cinco doses –de aproximadamente 150 ml– de cerveja. Existem cinco tipos diferentes de cerveja e pode-se comprar quantos copos quiser.

Até a inauguração do empreendimento, houve muitas discussões entre os cidadãos de Žalec, já que muitos, céticos, colocavam-se contra a ideia. Entretanto, vendo o sucesso da atração, agora todos apoiam a ideia, que traz um fluxo imenso de visitantes à antes pouco conhecida cidade –Žalec é reconhecida como centro do Lúpulo na Eslovênia e possui o Museu do Lúpulo e da Cerveja.

Os organizadores da fonte calculavam ser necessária a venda de pelo menos 6.000 canecas por ano, para que tivessem o retorno do investimento feito. Até a sexta-feira, dia 14 de outubro –com cerca de um mês de funcionamento–, foram vendidas mais de 25.000 canecas.

Não fomos os primeiros brasileiros a visitar o lugar e a tomar a cerveja da fonte. Uma moça da organização nos disse que dois brasileiros haviam passado por lá antes, em um encontro de negócios. Ela contou ainda, que a ida deles à Eslovênia estava condicionada a que os organizadores lhes levassem a Žalec.

A fonte funciona com cinco torneiras, com previsão de serem abertas mais três até o final do ano. Por mais que pareça pouco, a experiência de convívio é tranquila. Não há grandes filas e há muita interação e cordialidade entre todos os visitantes. Todos perguntavam de onde éramos e ficavam surpresos com o sucesso da fonte até no Brasil.

Saiba mais sobre a fonte em www.facebook.com/pg/beerfountainzalec

Relato por Marcello Pontes