Saiba como viajar durante a alta temporada gastando menos

Quem consegue curtir roteiros na baixa temporada economiza, mas há famílias que sempre viajam na alta estação, em função das férias escolares ou das coletivas de final de ano. Com planejamento, dá para aproveitar o verão e escapar do rombo no orçamento.

Com planejamento, dá para aproveitar o verão e escapar do rombo no orçamento na alta temporada
Créditos: bruno veiga
Com planejamento, dá para aproveitar o verão e escapar do rombo no orçamento na alta temporada

O Viagem Livre, com ajuda da ViajaNet, agência de viagens online, listou seis dicas para desfrutar esse descanso merecido, mas com economia. Confira abaixo:

Compre com antecedência: O recomendado é adquirir as passagens aéreas com pelo menos seis meses ou, no mínimo, três. A diferença entre os bilhetes pode chegar a 80% em alguns casos, pois quanto mais cheio estiver o avião, mais caros serão os últimos lugares.

Escolha o dia das viagens: o dia e o horário também influenciam no preço. Levantamentos mostram que o sábado é o dia da semana mais econômico, enquanto voar na segunda-feira é mais caro. Já voos noturnos, os preferidos dos turistas, chegam a custar 110% a mais do que os realizados pela manhã.

Opte por destinos alternativos: Escolha locais menos conhecidos. Enquanto todos sonham em ir para Miami, explore países da América Latina, por exemplo. Outra dica é dispensar estados do Nordeste brasileiro – que são caríssimos nessa época do ano – para conhecer diferentes pontos do Rio de Janeiro, como Angra dos Reis ou Paraty que garante vistas paradisíacas e tempo aberto durante toda estação.

Fique atento às promoções: Nos finais de semana nada de se afastar do computador, as promoções realizadas por agências e companhias aéreas têm início na sexta à noite e fim no domingo.

Compare os preços: tática comum e imprescindível em qualquer segmento varejista, na hora da compra é preciso comparar companhias aéreas, diferentes aeroportos, cidades próximas para partida e retorno. Por exemplo, para chegar a destinos que ficam entre duas cidades, como Salvador ou Ilhéus, os valores costumam ser bem diferentes.

Aposte nos aplicativos: na alta temporada os hotéis e restaurantes ficam mais caros, em função da procura, mas se o usuário fizer um planejamento de despesas e usar aplicativos que concedem descontos para alimentação, transporte e lazer a conta fica menos salgada.

Com informações da ViajaNet