Quatro roteiros de viagem para fazer de carro no Dia dos Pais

Para quem pretende dar um presente diferente e econômico neste Dia dos Pais, passar um final de semana viajando com ele pode ser uma boa opção.

Com ajuda do pessoal da BlaBlaCar, listamos roteiros ideias para quatro diferentes estilos de pai: aventureiro, cult, gourmet e praieiro.

Os destinos são próximos das principais capitais. 

O “aventureiro”

Boituva (SP) – Para os pais aventureiros, esportistas e que amam aventura, Boituva é o roteiro ideal. Localizada a 117 Km de São Paulo, a cidade é conhecida por amanhecer sempre com o céu colorido. Mas o motivo principal para curtir o final de semana de Dia dos Pais por lá são os passeios de balão e saltos de paraquedas, organizados por empresas especializadas, e que começam antes do amanhecer. Do Centro Nacional de Paraquedismo, saem inúmeros saltos por final de semana, inclusive aos domingos. O salto é feito de uma altura de quatro mil metros e dura em média cinco minutos, com queda livre a 200 km por hora.

Aos amantes de esportes radicais, há ainda pousadas que oferecem campos de paintball e estrutura para rafting.

Para quem preferir uma aventura com menos adrenalina, há ainda os passeios de balão,  que também partem do Centro Nacional de paraquedismo e custam a partir de R$ 300 por pessoa.  O passeio dura cerca de 1 hora e percorre 8 quilômetros sobre o município, entre campos de plantação e fazendas. Após o pouso, os passageiros brindam com espumante antes de embarcarem em uma van rumo a Chácara Samambaia, que os recebe para um completo café da manhã.

O “moderninho cult”

Brumadinho (MG) – Para os pais modernos e ‘cults’, apreciadores de arte, a sugestão é o 

Instituto Inhotim.

Localizado no município de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte, em uma área verde de mais de 100 hectares, Inhotim é considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina, com mais de 500 obras de arte e 17 galerias. Além de arte, o local também é repleto de natureza. São mais de 4.200 espécies de plantas.

Para conhecer o parque com calma, é recomendável dedicar pelo menos dois dias completos de visitas, por isso um final de semana costuma funcionar.

Dá para se hospedar na própria cidade de Brumadinho ou em Belo Horizonte.

Pai “gourmet”

Itaipava (Petrópolis – RJ) – Para aquele pai que adora conhecer um restaurante novo, um ingrediente diferente ou um jeito irreverente de preparar a refeição, Itaipava, na região serrana do Rio, é uma boa pedida.

Cheia de charme e belas paisagens,Itaipava é um verdadeiro reduto gastronômico, reunindo restaurantes para todos os gostos e paladares, muitos deles comandados por chefs estrelados: de cantinas italianas até culinária japonesa. É lá que encontramos ainda o Nu Crepe”, que desde 1990 virou moda na região, trazendo diferentes sabores de crepes para o cardápio.

Pai “Praieiro”

Trindade (Paraty -RJ) – Para aquele pai que já  passa as férias na praia, feriado na praia e final de semana na praia, no Dia dos Pais não será diferente. Mas a sugestão aqui é um litoral para pai e filho curtirem juntos: a quatro horas do Rio ou de São Paulo, o paraíso se chama Trindade, uma vila que pertence ao município de Paraty e já foi reduto hyppie. São seis praias paradisíacas, de água cristalina e areia fina, além das cachoeiras e atrações turísticas naturais, como a Pedra que Engole e a Piscina Natural do Cachadaço.

Para um final de semana especial, esse é um bom destino, além das praias lindas, o centro e as vilas, tudo em um clima bem hippie,vendem artesanatos produzidos na cidade e contam com restaurantes de frutos do mar imperdíveis e ótimas opções de hospedagem.