É mulher e gosta de viajar? Estatísticas revelam que os índices de violência contra mulheres que viajam sozinhas aumentaram nos últimos anos em vários países, como Índia, África do Sul e Brasil. Os dados, aliados ao preconceito e ao tabu, têm inibido muitas mulheres de viajarem para esses e outros locais (principalmente sozinhas).

Porém, além de programas de redução da violência contra mulheres (causada em sua grande parte por uma cultura machista), com determinados cuidados é possível, sim, viajar aonde se tem vontade. As consultoras especializadas em estilo de vida Adriana Calixto e Denise Millan, da Life Organized, dão dicas para as mulheres viajarem mundo afora sem receios.

Créditos:

Foto: lzf/iStock

 

Planejamento - Opte por hotéis localizados próximos ao centro da cidade e que fiquem a poucas quadras do metrô ou ponto de ônibus. Com isso, se voltar à noite após um passeio, o tempo que ficará na rua será menor.

Medidas de segurança - Pegue o contato da delegacia do turista do destino, carregue cadeado para malas, use o porta dinheiro para carregar o seu dinheiro/cartão e "turistar". Certifique-se quais medidas devem ser tomadas em caso de perda/roubo do cartão de crédito (antes da viagem). Procure saber onde é o centro policial da cidade e quais são as áreas mais perigosas. Não tenha vergonha de perguntar no hotel, para hóspedes ou moradores da localidade.

Cuidado com seus pertences - Mesmo que esteja em um país mais seguro que o Brasil, todo cuidado é válido. Use seu celular, tablet ou computador em locais mais reservados e tranquilos, como em restaurantes ou estabelecimentos bem iluminados. Lembre-se de que mulheres são consideradas vítimas fáceis pelos assaltantes e não corra riscos.

Verifique horários, transportes e prestação de serviços - Antes de colocar o pé para a fora do seu lugar de hospedagem, tenha essas informações. Por exemplo, não deixe de checar qual é o horário do próximo ônibus, em quais dias e horários o teatro abre... Assim você evita passar por apuros. Lembre-se: mais segurança = mais informação.

Confiança - Aproveite a viagem. Apesar de todos os cuidados que devem ser tomados por mulheres que viajam sozinhas, não deixe de curtir o passeio como você merece. O medo não pode impedir você de aproveitar cada segundo da paisagem.