Brasileiros preferem férias tranquilas a agitadas, diz pesquisa

O que brasileiros, sul-coreanos e japoneses têm em comum? Ambos preferem ter férias tranquilas a movimentadas. É que aponta pesquisa realizada em 17 países pelo instituto alemão GfK.

Já os italianos, franceses e espanhóis optam por lugares onde possam fazer e ver muitas coisas.

No âmbito geral, mais da metade dos entrevistados (59%) declararam que preferem tirar férias “onde possam relaxar e ficar tranquilos”. Em comparação, apenas um pouco mais de um terço (35%) deles preferem “férias movimentadas, em que podem fazer e ver muitas coisas”. Apenas 6% não sabe dizer que tipo de férias prefere.

Internacionalmente, 59% das pessoas prefere férias tranquilas, enquanto 35% prefere férias movimentadas

Internacionalmente, quase não há diferença entre homens e mulheres nessas preferências. Os homens são potencialmente um pouco mais preguiçosos no que se refere a suas férias do que as mulheres: 60% dos homens preferem férias tranquilas, em comparação com 58% das mulheres. No que se refere a férias movimentadas, a posição dos homens é a mesma das mulheres, com 35% cada.

A preferência por férias movimentadas é um pouco maior nas famílias com adolescentes do que nas outras. A presença de crianças na casa parece fazer apenas uma pequena diferença nas preferências de férias das pessoas, em comparação com a média internacional.

Para as famílias com crianças com menos de seis anos de idade em casa ou com crianças entre seis de 12 anos, quase dois terços (62%) preferem férias tranquilas e apenas um pouco mais de um terço das famílias preferem férias movimentadas.

Para as pessoas com adolescentes em casa, as férias tranquilas são um pouco menos populares, caindo para 57%, enquanto as férias movimentadas sobem para 39%.

Por países

Quase metade dos italianos e franceses preferem férias movimentadas, enquanto mais de dois terços dos brasileiros e sul-coreanos querem relaxar nas férias.

Itália (45%), França (44%) e Espanha (43%) são os países com maior percentagem de pessoas, de sua população online, que preferem férias movimentadas, onde eles podem fazer e ver muitas coisas.

Em contraste, o Brasil (71%), Coreia do Sul (66%) e Japão (também 66%) são os países com a maior percentagem de pessoas que preferem férias tranquilas, onde elas possam relaxar.

Confira a pesquisa completa no site www.gfk.com (em inglês).