6 dicas para viajar sem se preocupar com a sua saúde

Na hora de pôr o pé na estrada, seja a trabalho ou lazer, imprevistos sempre podem acontecer, porém eles não podem estragar a sua viagem. Antes de arrumar as malas é preciso se preocupar com isso, e contratar um seguro viagem pode reduzir muito essa preocupação.

Mas, se tratando de saúde, todo cuidado é pouco, por isso veja como evitar problemas e assim aproveite ao máximo a sua temporada fora de casa.

1 – Visite um médico

Visite um médico

Pode parecer exagero, mas antes de viajar é sempre bom consultar um médico. Faça um checkup geral para se prevenir de possíveis problemas enquanto estiver fora, mesmo se contar com um seguro viagem saúde.

Se for detectado que sua saúde não anda muito bem, é possível fazer um tratamento para evitar que o problema se agrave.

Além disso, o médico vai ser fundamental para orientar se é preciso tomar alguma vacina de acordo com o destino visitado ou cuidado extra. Em determinadas regiões, por exemplo, a febre amarela pode ser um problema para os desavisados.

Se você tem um plano de saúde, tudo fica mais fácil, mas se não tiver, talvez tenha que pagar uma consulta, pois nem sempre terá a sorte de conseguir marcar um horário pelo posto.

2 – Tome todas as vacinas

Depois de saber como se prevenir é preciso tomar todas as vacinas obrigatórias de acordo com o destino. Essas variam muito de um país para outro, por isso atenção a esse ponto. Muitas vezes, a entrada no país só é liberada após a apresentação da carteira de vacinação.

Se estiver faltando alguma vacina obrigatória, ou ela estiver fora da validade, é preciso aplicá-la. Mas não deixe para fazer isso na última hora, até porque algumas delas podem dar uma leve reação por alguns dias e, com certeza, ninguém vai querer passar mal nos primeiros dias da viagem.

3 – Providencie a prescrição médica para a medicação

Quem toma medicamentos e não pode ficar sem eles, precisa levar a receita médica junto. Além disso, ela deve estar na embalagem original e respeitar as normas de transporte.

Em voos, o limite máximo de líquidos na bagagem de mão é de 100 ml e, caso haja necessidade especial, é preciso comunicar a companhia aérea.

4 – Não se esqueça do seguro viagem

Não se esqueça do seguro viagem

Mesmo com todos os cuidados médicos, problemas podem acontecer, por isso ter um seguro de viagem é adequado. Se precisar de um médico para um caso de emergência poderá contar com um onde estiver.

Mas o seguro viagem é bem mais abrangente. Ele pode auxiliar em casos de cancelamento de voos, perda de bagagem, extravio de documentos, entre outros.

E, diferente do que muita gente pensa, não é somente para os destinos internacionais que ele pode ser contratado.

Quem viaja dentro do Brasil também pode contar com essa facilidade. Apesar de por aqui ele ser opcional, em muitos países é bem diferente e só entra o visitante que tiver um seguro viagem contratado e que atenda aos requisitos mínimos.

5 – Aprenda a lidar com o fuso horário

A mudança de horário pode acabar resultando em noites mal dormidas, dificuldades para se alimentar e cansaço excessivo.

Para quem tem um destino no qual o fuso horário é bastante diferente, é preciso começar essa adaptação antes.

Alguns dias antes, vá mudando a rotina aos poucos para tentar se adaptar e, mesmo assim, se durante a viagem estiver cansado, sempre há tempo para uma soneca.

6 – Não coma qualquer coisa

Se não quiser ter uma diarreia ou dor de estômago, é preciso prestar bastante atenção no que vai comer.

Uma culinária muito diferente pode fazer com que o corpo não se adapte muito bem a ela, por isso, se quiser experimentar, sempre faça isso com moderação.

Não coma em qualquer lugar. A higiene sempre deve ser verificada. Locais sujos podem contaminar os alimentos e causar sérios problemas.

Agora que já sabe como se prevenir, faça as malas e aproveite bem a sua viagem. E por falar em mala, aproveite para saber como escolher a mala ideal para viajar e não passe aperto.

Em parceria com eurodemand