10 dicas para sua primeira viagem ao exterior

Vai viajar para o exterior pela primeira vez? A expectativa é grande, né! O frio na barriga, a emoção de viajar, de visitar outros países e locais desconhecidos, é espetacular, mas algumas dicas sempre caem bem. Pensando nos “marinheiros de primeira viagem”, listamos 10 super dicas para você que vai viajar pela primeira vez para o exterior.

1 – Informações sobre o local

Sempre pegue informações gerais do lugar para onde se vai. Não apenas informações em agências de turismo, mas relatos de gente que já foi no lugar, blogs especializados de viagens como o Wanderluster, e tudo mais que possa complementar a descrição e dicas do lugar a ser visitado.

2 – Atenção ao fuso horário

A hora do voo que está no seu voucher é sempre a hora local. Mas cuidado com os fusos horários, sempre arrume o relógio assim que chegar em local de fuso diferente.

3 – Objetos importantes na bagagem de mão

Sempre leve o básico na bagagem de mão, com você no avião, nunca o despache junto com as malas. Dinheiro, celular, reservas de hospedagem e passeios, coisas de valor, coisas sem as quais você não vive. Infelizmente, a depender do lugar e da companhia aérea, sempre há o risco da mala ser extraviada, e você ter de ficar sem ela por alguns dias na viagem. E caso a mala extraviar, não se desespere. Comunique a empresa aérea, geralmente a bagagem é devolvida em pouco tempo.

4 – Cuidado com o passaporte

O passaporte é a sua identidade no exterior. É interessante levá-lo mesmo a países que não cobram o passaporte, como os da América do Sul. Não o deixe no hotel, sob o balcão, emprestado, em lugar nenhum; apenas guardado contigo. O passaporte brasileiro é um dos mais visados do mundo para falsificação.

5 – Ponto de referência

Nem todo mundo conhece todos os hotéis de uma cidade. Portanto, há sempre o risco de se sair e não conseguir voltar para o hotel, principalmente em locais onde não dominamos o idioma. Portanto, sempre que chegar a um hotel, decore um ponto de referência perto, que você saiba se localizar de lá.

6 –  Aprenda algumas palavas do idioma local

Aliás, caso não saiba absolutamente nada do idioma local, tente sempre aprender antes algumas expressões como “Bom dia”, “Obrigado”, “Desculpas”, “Licença”, “Onde fica o banheiro”, etc.

7 – Evite fazer comparações com o real o tempo todo

Muitas pessoas olham um preço e convertem da moeda local para o real. As vezes é bom para se ter referência, no caso de comprar algum presente para trazer para o Brasil. Mas na maioria das vezes, ficar fazendo a conversão de moedas a todo o momento confunde mais do que ajuda. O ideal é você pesquisar sobre o custo de vida e dos passeios, trocar o dinheiro pela moeda local e esquecer quanto custaria em reais, apenas na moeda local.

8 – Trocar dinheiro em lugares seguros

Ainda sobre a moeda local, evite trocar notas de grande valor com ambulantes, taxistas ou pessoas que não tem um local fixo de trabalho. Existe a chance de você receber notas falsas de troco, e como não está habituado com a moeda local, não saberá detectar a nota falsa. Troque as maiores notas em comércios grandes, hotéis, etc.

9 – Problemas graves? Lembre-se do consulado brasileiro

Caso você tenha algum problema grave, como ser roubado, perder o passaporte, etc, contate o consulado brasileiro no país. A representação diplomática ajuda brasileiros com dificuldades no exterior.

10 – Divirta-se

Aproveite o máximo que puder. Não é todo dia que se pode viajar, e quando se vai para um lugar longe, a chance de se voltar lá é pequena. Portanto, faça valer a pena, torne a viagem uma expedição inesquecível, e boa sorte.

Por Wanderluster