Viagem mão-na-massa no Vale do Jequitinhonha

Um roteiro para aprender a fazer artesanato em cerâmica – e conhecer de perto a hospitalidade e a natureza do Vale do Jequitinhonha

Por Camila Fróis, da Garupa

Aprender a imprimir no barro a singeleza das bonecas de cerâmica do Vale do Jequitinhonha –este é o principal atrativo de um roteiro de seis dias no sertão mineiro realizado pelo negócio social Raízes, que atua com turismo solidário e associativismo na região. Em comunidades como Campo Buriti, no norte de Minas Gerais, os viajantes participam de oficinas de cerâmica e pintura com artesãs que mantém viva a tradição de moldar barro, passada de geração em geração. As atividades são acompanhadas por uma curadora de arte.

 
Créditos: Andre Dib
 

Durante a viagem, as mestres artesãs ensinam técnicas que vão desde a retirada do barro e a preparação de tintas até a modelagem, secagem e queima das peças que retratam o cotidiano e a fé de quem desafia a aridez do norte do estado através da arte. Nestas comunidades, a cerâmica é a principal fonte de renda de mulheres que vivem sozinhas cerca de nove meses do ano –os homens precisam trabalhar em lavouras ou até em outros estados, por conta das dificuldades econômicas na região.

As oficinas especiais são apenas parte da experiência. O grupo hospeda-se em casas de mestres ceramistas em diferentes comunidades, com direito a muitos dedos de prosa e quitutes mineiros. Ao abrir as portas de suas associações, casas, cozinhas e ateliês, as artesãs permitem que os visitantes vivenciem de perto as histórias e os personagens por trás da arte popular do Vale do Jequitinhonha. O roteiro inclui ainda um tour pela cidade histórica de Diamantina e trilhas na natureza.   

Saiba Mais

A campanha da Raízes na Garupa, plataforma de crowdfunding focada em turismo sustentável, reuniu os recursos necessários para o aprimoramento do roteiro pelo Vale do Jequitinhonha, que passou a contar com a consultoria de uma curadora de arte.

Serviço:

O roteiro inclui uma noite de hospedagem em Diamantina e quatro noites em casas de artesãs nas comunidades, com refeições incluídas. Próximas datas: 25 a 30 de agosto e 17 a 22 de novembro.

* A Garupa é o primeiro portal de crowdfunding do Brasil criado para financiar iniciativas de turismo sustentável: viagens que protegem a natureza, melhoram a qualidade de vida e a economia de destinos incríveis de norte a sul do país.

O crowdfunding é uma vaquinha online. Pelo site da Garupa (garupa.juntos.com.vc) você conhece projetos inspiradores que precisam de dinheiro para sair do papel. E pode doar qualquer valor pra eles. Em troca, ganha recompensas relacionadas àquela experiência turística sustentável que está ajudando – pode ser de uma receita típica, uma peça de artesanato ou até a viagem em si.