Quatro roteiros ecológicos no litoral sul de São Paulo

Se você adora as paisagens e o clima do litoral sul de São Paulo, não abre mão de estar próximo da natureza, ou adora grandes aventuras, que tal conhecer esses quatro destinos, onde você não precisa levar mais nada além de uma mochila nas costas? Sinta-se livre para curtir esses roteiros e faça uma viagem inesquecível!

 
Créditos: Picasa
 

Fazenda Cabuçu (Santos)

Uma propriedade muito extensa e histórica, localizada na planície costeira de Santos, a Fazenda Cabuçu abriga uma trilha de seis quilômetros. O percurso pode ser dividido em duas partes: o primeiro trecho, na planície, pode ser feito em um caminho deixado pelas carroças e troles que transportavam alimentos no período colonial, ou pela trilha do Rio de Areia, margeando as claras águas, que formam pequenas enseadas pelo caminho.

 

No sopé da Serra do Mar se inicia o segundo trecho, em meio à mata primária e nativa da região. Um caminho estreito, de terreno irregular, passando pelo vale do rio Cabuçu, que leva os mochileiros a um lugar lindo, o ponto forte da trilha: a Cachoeira do Cabuçu, com cerca de 10 metros de queda e uma incrível piscina natural. Tire a mochila das costas e aproveite essa paisagem incrível!

Travessia Caeté-Caruara (Santos)

 

Um belíssimo percurso, a Travessia Caeté-Caruara começa com a subida rumo ao Mirante de Caeté, em cima de uma pequena colina de onde se avista uma paisagem única: sob um grande céu aberto, dá para ver a cidade de Santos, o Canal de Bertioga e o grande manguezal em torno dele. Desse ponto a trilha segue por baixo da linha de energia de Itatinga, que vai rumo ao Porto de Santos, passando pelos morros do Maciço da Serra do Mar, uma paisagem exuberante e imponente, com algumas subidas e descidas suaves. No final, o mochileiro chega ao bairro Caruara, que fica entre a Serra do Mar e o Canal de Bertioga. Aproveite o local, a gastronomia e, se quiser, opte por passar a noite e voltar na trilha no dia seguinte.

Ilha do Cardoso (Cananéia)

 

Com mais de 15 mil hectares de Mata Atlântica nunca tocada pelo homem, a ilha está localizada no município de Cananéia, extremo sul do litoral de São Paulo. O Parque da Ilha conta com trilhas, praias, sambaquis, cachoeiras, piscinas naturais, costões e até dunas.  Com acomodações rústicas, entre campings e pousadas, a população local é muito receptiva, e guarda muitos costumes e tradições das tribos indígenas da região, além da comida que é uma das melhores do litoral e não é cara.

Com apenas uma mochila nas costas, e alguma disposição, você pode explorar esta Ilha incrível e conhecer algumas das paisagens mais belas e inexploradas do país. Se você não quer se aventurar pelo local, vale a pena ficar à sombra das árvores aproveitando a bela costa da Ilha e aproveitar para relaxar e ler um livro.

Jureia (Iguape)

Um paraíso ecológico, uma área intocada, Jureia faz parte da Reserva da Biosfera Mundial e, além de ser muito importante para a questão ambiental, também é muito bela. A região tem restingas, manguezais, costões rochosos, praias de tombo com águas cristalinas, areia macia e branca, lagos de águas escuras, animais silvestres e selvagens, tudo isso emoldurado por belíssimos morros cobertos de Mata Atlântica virgem.

wp-image-707603
Foto: DepositPhotos[/img]

Comece a arrumar a mochila pelo menos uma semana antes da viagem, para poder pensar e repensar, com tempo, em tudo que vai levar. É importante saber que, para todo mochileiro, menos é mais. Corte da lista tudo aquilo que não for extremamente necessário.

Pesquise bem o clima para saber qual tipo de roupa levar e enrole todas as peças em rolinhos bem pequenos. Distribua bem o peso da bagagem dentro da mochila, colocando os itens mais pesados no meio, para não sobrecarregar a coluna. Leve bastante água e aproveite o dia!