Grupo busca financiamento coletivo para inovar roteiro de viagens

O trabalho será realizado por meio de uma viagem-piloto pelo Vale do Jequitinhonha com foco na arte da cerâmica

Com uma proposta inédita para o turismo sustentável, o grupo Raízes Desenvolvimento Sustentável lançou uma campanha de financiamento coletivo para viabilizar a reestruturação do roteiro que leva turistas a interagir com a cultura artesã do Vale do Jequitinhonha, ainda pouco conhecida no país.

Artesã do Vale do Jequitinhonha pinta pote de cerâmica
Créditos: Picasa
Artesã do Vale do Jequitinhonha pinta pote de cerâmica

A proposta é inédita para o turismo sustentável no Brasil. Diferente dos passeios tradicionais, este tem foco na arte da cerâmica produzida pelas mulheres da região. Durante seis dias, os turistas terão a oportunidade de imergir na cultura local e viver como um verdadeiro morador do sertão mineiro.

A ideia é divulgar o roteiro, principalmente, para artistas plásticos, designers, artesãos, pesquisadores e interessados em arte, que, ao participarem dos roteiros, ajudarão a gerar renda para as famílias.

O custo total do projeto é de R$ 15 mil. Até o momento já foram arrecadados R$ 13.766, quase 90% da meta.

A campanha, em parceria com a ONG Garupa, está disponível no site www.garupa.juntos.com.vc/projetos/raízes, até o dia 17 de outubro. Para participar, o interessado deve escolher o valor da doação, que também pode ter como retorno uma recompensa, de acordo com a quantia escolhida.

As informações são do jornal “Folha de S.Paulo”.