O que é preciso para se tornar um nômade digital?

Pensando em largar tudo e sair pelo mundo? Vive sonhando com um trabalho que não depende de um local fixo?

Por: Catraca Livre

O conceito de “nômade digital” é relativamente novo, mas não é de hoje que algumas pessoas, insatisfeitas com suas vidas de escritório de 9h às 18h, optam por largar tudo e sair pelo mundo em busca de uma vida mais excitante, com maior qualidade de vida e flexibilidade.

 

Elas se deram conta de que o tempo é um artigo de luxo e que não faz sentido ficar preso num escritório durante os melhores anos da sua vida –-quando você está saudável e cheio de vida– para juntar dinheiro, se aposentar com mais de 60 anos e aí sim poder viajar. Querem viver isso agora!

Se você acompanha o Melhores Momentos da Vida – Nômades Digitais já sabe que desde o final de 2012 nós aderimos a esse estilo de vida. Saímos do Brasil apenas com o suficiente para comprarmos nossa campervan e nos mantermos por cerca de 2 meses.

Não sabíamos muito o que iria nos aguardar, arriscamos, e hoje podemos dizer que temos liberdade para ganhar dinheiro de qualquer lugar do mundo. Desde então, passamos 1 ano e 4 meses na Nova Zelândia e, em maio, partiremos para uma aventura sem data de fim no Sudeste da Asia.

Coragem? Desprendimento? Sair da zona de conforto? Chamamos apenas de dar o primeiro passo! Como?

Escolha uma profissão que possa ser exercida de qualquer lugar. A internet mudou tudo. Não apenas a forma como trabalhamos, mas de onde.

Se, no início dos anos 90, a concepção de ambiente de trabalho começou a mudar e o Home Office ganhou destaque no mercado, hoje há um movimento de pessoas que não estão apenas trabalhando de casa, mas tomando uma nova liberdade – a oportunidade de escolher viver em qualquer lugar, sem ter que considerar o local de trabalho – e o que acontece em seguida.

São pessoas que, assim como nós, estão vivendo no exterior, viajando, experimentando coisas que nunca viriam a experimentar se trabalhassem em um escritório tradicional. Esta é a primeira geração que realisticamente consegue manter um trabalho 9-6 e viajar ao redor do mundo ao mesmo tempo!

Só é preciso uma boa conexão wi-fi, um pouco de criatividade e vontade de fazer algo diferente.

Entre as profissões que permitem que você trabalhe como freelancer ou monte seu próprio negócio on-line, entre outras soluções criativas, estão:

– Produtor de conteúdo: Escrever textos, produzir vídeos, gerenciar mídias sociais, fazer (e vender) fotos… tudo isso pode ser feito online.

– Criar e gerenciar sites: Web designers, programadores, analistas de SEO, enfim, quem domina computadores pode facilmente cair na vida nômade.

Videomaker: Quem tem habilidade para produzir videos profissionais pode conseguir uma boa grana vendendo vídeos para empresas ao longo do caminho. Também é possível trocar vídeos por algumas semanas de acomodação e alimentação, etc.

– Venda de produtos: Vários nômades digitais passam a vender alguma coisa para se manterem na estrada, aderindo ao “drop shipping, uma técnica de vendas em que o comerciante (ou seja, você) não fica com aquele montão de produtos estocados.

Outras formas de ganhar dinheiro como nômade digital:

Marketing de Afiliados: os blogueiros e editores de conteúdos ganham dinheiro ao divulgar serviços / produtos de anunciantes através de banners e links em troca de comissões.

– Estoque de Fotografia: Se você se empenhar em construir um portfólio com fortes imagens comerciais, poderá ser capaz de ganhar alguns dólares diariamente.

– E-books: Se você tem conhecimento especializado, considere escrever um e-Book! É tão fácil se auto publicar hoje em dia que se houver um mercado para o seu assunto, você poderá se dar bem. Certifique-se de pesquisar bem seus potenciais leitores e divulgar para eles –afinal, você não quer ser deixado na prateleira digital!

– Sites de nicho: Você consegue enxergar uma lacuna no mercado? Se você é capaz de escrever conteúdo de qualidade, considere a opção de construir alguns sites de nicho. O conteúdo é realmente importante aqui –verifique se o site preenche uma necessidade real e é útil e bem escrito. Depois de conseguir algum tráfego, o próximo passo é se inscrever para AdSense, afiliados ao Amazon, ou outros sistemas semelhantes para começar a fazer algum dinheiro de seus esforços.

– Blogs: Um dos favoritos dos nômades digitais. Se você gosta de escrever sobre suas viagens, um blog pode ser uma ótima forma de ganhar dinheiro. É similar aos sites de nicho e você pode “rentabilizar” através de adsense ou pagamento por clique em programas semelhantes, mas não se limitando a isso!Você terá que manter seu blog atualizado com bastante regularidade.

Alguns nômades digitais que vale a pena acompanhar:

360 meridianos
Wandering Earl
Making it Anywhere
Never Ending Voyage
Almost Fearless
Nomadic Matt
Legalnomads.com
Travel Fish
Fluent in three months

E você, o que você acha? Poderia se tornar um nômade digital? Deixe aqui seus comentários e conselhos.