A festa de St. Patrick’s Day em Dublin

Por: Catraca Livre

Por trás da tradicional festa de Saint Patrick há muita curiosidade e descoberta. Mas afinal, quem foi Saint Patrick e qual a sua importância?

Embora a festa tenha grande fama na Irlanda, “São Patrício” (como é conhecido em português) não era irlandês. Segundo historiadores, ele era britânico e nasceu por volta de 390 a.C. em uma família cristã. Aos 16 anos foi sequestrado e levado à Irlanda como escravo. Lá se tornou adepto do Cristianismo. Seis anos depois, fugiu para sua terra natal e virou padre.

Regresso ao país mais tarde para evangelizar os irlandeses. Morreu em 17 de março de 461. Reza a lenda que um de seus métodos de evangelização incluía o uso de um trevo de três folhas para explicar a doutrina da Santíssima Trindade para os irlandeses.

Diversos países comemoram o Saint Patrick’s Day. Uma das festas mais famosas é a de Nova York, que celebrada a data com uma parada e atrai cerca de 200 mil pessoas.  Os Estados Unidos tem uma grande colônia irlandesa.

size-medium wp-image-590584
O Shamrock, ou o trevo, como conhecemos, foi usado por Saint Patrick para simbolizar a santíssima trindade.[/img]

O grande festival de Saint Patrick promete muitas atrações este ano na Irlanda. De uns anos para cá, a famosa “parade” também contou com a participação de alguns brasileiros no desfile. A comunidade crescente de estudantes brasileiros na “Terra Verde”, contribui cada vez mais para a mistura cultural entre Irlanda e Brasil, países que se assemelham pela alegria contagiante do povo, simplicidade e muita festa!

Paloma Tiba é jornalista, já trabalhou como repórter de TV, roterista, e apresentadora em produção de vídeos. Atualmente cursa pós-graduação em Marketing e Comunicação Internacional na Irlanda e colabora como correspondente para o Catraca Livre, enviando matérias e artigos sobre o que acontece na Europa.

Fotos: Leo Macedonio (www.leomacedonio.com)